Em clima de muita emoção a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba inaugurou na segunda-feira (29) o Complexo de Lazer, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) das Cem Casas, que recebeu o nome do saudoso radialista, Jair Neves.

O local recebeu um investimento de aproximadamente R$ 280 mil. Foram feitos e revitalizados campo de futebol com vestiários, quadra de areia, e recebeu estacionamento asfaltado, iluminação, calçamento em paver, paisagismo, bancos, academia ao ar livre, entre outras benfeitorias.

A filha do homenageado, Ketty Neves, fez um discurso emocionado de agradecimento. “São várias recordações maravilhosas. Meu pai era uma pessoa com muito coração, que vivia para o esporte. Nós só temos que agradecer de coração pela homenagem”, comentou.

Ketty também lembrou das amizades e pessoas que o pai iniciou na rádio. “Muito das pessoas que trabalharam com ele criaram um grupo de WhatsApp, onde demonstram todo o carinho que tem pelo meu pai”, contou, citando o nome de pessoas que iniciaram na rádio, trabalhando com o seu pai.  

Ketty chamou a família do homenageado para frente e citou uma das grandes paixões de Jair, o Palmeiras. “A família Neves está em festa. Me pai era fanático desde o nascimento. Na família não tinha entrada para torcer para outro time. E hoje estamos todos felizes pela conquista do nosso Palmeiras, tricampeão da Libertadores”, declarou, pedindo em seguida para que fosse veiculado um áudio em que seu pai narrava um gol do jogador Rosembrick, pelo TEC.

Um dos grandes amigos de Jair Neves, o radialista e advogado, Eduardo Lagos (Dadinho), pediu a palavra e recordou de momentos com o homenageador. “Nós tínhamos uma relação maior que amizade. Vi suas filhas nascerem e até hoje me chamam de tio Dadinho. Eu me sinto da família”, confessou.

Dadinho também ressaltou a paixão de Jair Neves pelo esporte, pela rádio e por Telêmaco Borba. “Foi uma das pessoas que conheci que mais amava Telêmaco Borba. Hoje ele tem três motivos para comemorar. O Complexo, a Taça do Mundial de Futsal C-15 e a conquista do Palmeiras”, comentou, fazendo menção a mais dois radialistas, Carlinhos Merhy e Maka, que também já faleceram e formavam a Equipe Dinâmica de Esportes. “Sem dúvidas, os três estão muito felizes com essa homenagem”, concluiu.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, comentou que conheceu Jair Neves em 1978, e teve uma vivência ampla com ele. “Nós discutíamos desde política até futebol. Lembro muito dos tempos do Mixto, do TEC. Era um apaixonado pelo futebol e merece essa homenagem. Sem dúvidas esse complexo vai revelar muitos esportistas em nossa cidade”, declarou.

Dr. Márcio também fez menção aos moradores que revitalizaram um espaço próximo a UBS das Cem Casas, fazendo lagos, bancos, quiosque, mirante e outros enfeites, além de estar toda ornamentada para o Natal. “Eles adotaram uma praça e estão de parabéns. Merecem todo nosso reconhecimento, nosso estímulo. O lugar ficou lindo”, opinou.

A vice-prefeita, Rita Mara Araújo, se disse honrada de participar da homenagem a Jair Neves. Ela lembrou que o ex-prefeito, Dr. Eros Danilo Araújo, sancionou a lei que homenageava o local, tornando um Centro de Treinamento e hoje ele foi alçado a Complexo de Lazer. “Eu gosto de políticas inclusivas, onde damos espaço para as pessoas se ocuparem e deixarem de fazer coisas não tão boas. E isso estamos fazendo em toda cidade”, afirmou.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Recreação, Fabricio Flores, considerou justa a homenagem e relatou a amizade de Jair Neves com a sua família. Ele também destacou a estrutura do Complexo de Lazer. “É mais uma área de lazer que é entregue, mais um local para os desportistas treinarem. Que a população ajude a cuidar deste espaço também”, comentou, acrescentando que desde o que Dr. Márcio assumiu, a cidade tem passado por grandes mudanças.

O presidente da Câmara, Hamilton Aparecido Machado, ressaltou o legado de Jair Neves, ele também ressaltou a parceria da Câmara com a Prefeitura, que tem feito a cidade se desenvolver. “Nós andamos de mãos dadas. A cidade se desenvolveu, está mais estruturada, melhorou e cresceu muito. Parabéns a todos que tem trabalhado por Telêmaco Borba”, elogiou.

O vereador, Professor Klécius, que é casado com Suellen Neves, sobrinha de Jair, disse que é um orgulho muito grande a sua filha carregar o sobrenome Neves. “É uma família maravilhosa e eu agradeço a Deus por poder participar dela. Eu sou flamenguista e mesmo com a derrota do meu time na final, eu estou feliz, pois a vitória do Palmeiras fez com que esse momento fosse perfeito”, destacou.

Klécius também elogiou a administração e disse que tem aprendido muito com o prefeito e secretários. “Nós fazemos tudo para sermos melhores, para termos uma cidade melhor. Eu sou uma engrenagem nessa administração, que pode sempre contar com a gente”, concluiu.

O presidente da Associação de Moradores das Cem Casas, Geovane Ferraz, fez menção a bela homenagem realizada para Jair Neves. Além disso agradeceu pela várias obras realizadas no bairro e se colocou à disposição para ajudar a gestão municipal.

TROFÉU

Durante a cerimônia, o coordenador da seleção brasileira de Futsal AMF C-15, Anderson Valério, e o atleta da seleção, Carlos Henrique, fizeram a entrega simbólica do troféu de campeão mundial, ao prefeito Dr. Márcio e a vice-prefeita, Rita.

O torneio foi disputado no Paraguai. A seleção brasileira venceu a da Colômbia por 3 a 1, na sexta-feira (26) e sagrou-se campeão mundial de Futsal AMF na categoria.

Ao final da cerimônia teve uma apresentação de futevôlei com a apresentação das duplas Rai e Lucas, Will e Kevin, Juninho e Mike, PJ e Rew.

JAIR NEVES

Nascido em Cajazeiro, na Paraíba, em 24 de março de 1950, filho de Lauro Neves e Francisca Vieira Neves. Veio para Telêmaco Borba em 1954. Foi escoteiro, e graças ao escotismo e incentivado por Francisco Riederer e Agnaldo Scheremeta iniciou no rádio, apresentando o programa Escoteiro Alerta, na Rádio Sociedade Monte Alegre.

Posteriormente, a convite de Mário James Cassiano, passou a integrar a equipe de funcionários da emissora. Em 1974 iniciou a carreira como locutor esportivo ao mesmo tempo que exercia a função de instrutor eletricista no Senai. Em 1989 passou a se dedicar exclusivamente ao rádio, sendo gerente da emissora. Posteriormente assumiu a direção da emissora onde ficou até 2002.

Em seguida ele foi para a Rádio Vale do Tibagi, onde foi gerente de programação, porém se desligou pois achava a função incompatível com cargo de assessor parlamentar da vereadora Fátima Ribeiro, que exercia desde fevereiro.

 Jair Neves teve grandes momentos na rádio, como dividir o microfone com o grande locutor Fiori Gigliotti, da Rádio Bandeirantes, além de ter entrevistado grandes jogadores de futebol, como Garrincha, Djalma Santos, Ney Braga, entre outros, realizando o seu sonho de criança.

Jair Neves, que é cidadão honorário de Telêmaco Borba, faleceu em 20 de abril de 2005. E hoje deve estar em festa no céu. Porque além dessa homenagem, Jair era palmeirense fanático, e sem dúvidas deve estar comemorando lá de cima o tricampeonato da Libertadores.

ASSITA AO VÍDEO:

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba