Representantes das cidades de Ponta Grossa, Tibagi, Carambeí e Telêmaco Borba estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (09), para a 2ª reunião do Cicloturismo dos Campos Gerais. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Carambeí.

Por Telêmaco participaram o secretário de Cultura, Esportes e Recreação, Fabrício Flores, a turismóloga da Assessoria Especial de Indústria Artesanal, Comércio e Turismo, Letícia Ribinski e o vereador Felipe Pedroso.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso e o prefeito de Tibagi, Artur Nolte (Butina) representaram seus municípios. Foram apresentadas opções de trajetos para fomentar o ciclismo e turismo nestas cidades.

Com a união desses quatro municípios, pretende-se criar uma rota interligando em linha reta essa região dos Campos Gerais. E assim, cada município oferece a sua ciclorrota.

Com essa iniciativa, a intenção é fomentar o esporte e o turismo, levando ao conhecimento de todos as belezas naturais que os Campos Gerais possui.

A primeira reunião para tratar do assunto ocorreu em Tibagi e contou com a participação do prefeito Dr. Marcio Matos e o chefe de Gabinete, Paulo Rogério Gomes.

Leis Estaduais

O Paraná possui leis que incentivam o uso da bicicleta.

A Lei Estadual nº 20.146, de março de 2020,  instituiu a “Política de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao Uso da Bicicleta”.

Em 2012, a Lei nº 17.385 instituiu setembro como o “Mês da Bicicleta” no Paraná, criando uma agenda durante todo o mês para a discussão e reflexão sobre políticas públicas voltadas ao tema.