O medalhista nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Eric Tobera (Tobe), teve uma agenda repleta na tarde desta quarta-feira (8), em sua cidade natal, Telêmaco Borba.

No período da tarde, houve uma audiência com o prefeito Dr. Marcio Matos e os secretários, Dr. Rubens Benck (Gabinete), Fabrício Flores (Cultura e Esporte) Dr. Luis Fabiano de Matos (Procuradoria Geral), e o presidente da Câmara de Vereadores, Miltinho Machado.

O paratleta de natação, esteve acompanhado pela auxiliar-técnica e tia, professora Thaís Meslin, sua mãe Daiane Gavlak, pai Junior Tobera, a vó Gilda Oliveira, os irmãos Rafaela, Milena, e Gabriel, além do tio Luiz Henrique.

Na sequência, no hall do Paço das Araucárias, concedeu uma entrevista coletiva de imprensa onde respondeu uma série de perguntas feitas pelos repórteres da cidade, além dos canais de TV, Band e SBT (Rede Massa).

Tobe ainda desfilou em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas e avenidas empunhando a Bandeira de Telêmaco Borba.

Completando a agenda, visitou à Escola Municipal Castro Alves, no Caic.

“Muito feliz pelo dia de hoje. É a realização de um sonho. Da piscina do quintal de minha casa para o mundo, ainda mais com esta medalha olímpica que representa o esforço de uma vida, apoio da família, dos amigos. Sou grato a Deus por tudo o que está acontecendo comigo”, afirma Tobera.

O prefeito Dr. Marcio lembrou quando conheceu Eric ainda criança e que sempre acreditou em seu potencial. “Sempre gostei do esporte e vou continuar lutando para que Telêmaco Borba ofereça as condições necessárias para revelar mais nomes como Eric. Esse menino nos enche de orgulho”, completou o Matos.  Destacou que o município conta com um ginásio de esportes, no bairro Socomin, que está sendo adaptado ao paradesporto.

Para o presidente da Câmara, Miltinho, Eric é um orgulho para a cidade. “Obrigado por levar o nome de Telêmaco tão longe. Hoje você é uma inspiração e incentivo para muitas pessoas.  Estaremos sempre torcendo por você”.

A auxiliar-técnica Thais, destacou a preparação do Eric para esta paralimpíada. “São oito horas por dia dentro de uma piscina, uma vida regrada. E hoje ele está aqui com uma medalha paraolímpica, porque acreditamos nele, não simplesmente no atleta, mas no ser humano, ele é incrível”, destacou.

A avó, Gilda, ressaltou que Eric é um presente de Deus para sua família. “É um ser iluminado, que tem cumprido sua missão com muita competência, e que Deus o abençoe e abra as portas do mundo para ele, sentimos muito orgulho deste menino”.

Participaram do evento, na sede da Prefeitura, os vereadores: Professor Klecius dos Santos, Felipe Pedroso, Sid Siqueira, Sassá Camargo e Ezequiel Betim.

Medalha de bronze e 6º lugar no mundo

Eric Tobera, de 29 anos, compôs a Seleção Paralímpica Brasileira de Natação, e além de ter contribuído para conquista da medalha de bronze no revezamento 4x50 livre misto – 20 pontos, que representa a soma das classes funcionais dos quatro atletas que competem no revezamento, e uma sexta colocação à nível mundial nos 50 metros livres S4.

Assista a Coletiva de Imprensa

A coletiva de imprensa concedida pelo paratleta Eric Tobera nesta quarta-feira (8), no hall do Paço das Araucárias, pode ser assistida pela Página Oficial da Prefeitura de Telêmaco Borba no Facebook.

COLETIVA DO ERIC