Emmanuel concedeu entrevista à Rede Globo de Televisão
O jogador de futebol Emmanuel Blanc Mendes Filho, 29 anos, natural de Telêmaco Borba faz sucesso nos gramados da Arábia e encanta com o futebol, a ginga, e o talento brasileiro. Ele atua como meio-campista na equipe do SEEB Club em Oman.

"A oportunidade surgiu em 2008 quando eu jogava no Marrocos. Após um jogo veio dois representantes da minha ex-equipe aqui em Oman, o Suwaiq Club e disseram que estavam interessados no meu futebol, recebi a proposta e aceitei", explica o jogador.
A carreira começou cedo, passou pela categoria de base do Cruzeiro de Minas Gerais (1997/98), pelo PSTC de Londrina (98/99), no Fluminense de Rio de Janeiro, Santos (2003), como profissional atuou pelo Telêmaco Borba Esporte Clube (TEC) e na Portuguesa Londrinense.

Adaptação
Além dos adversários em campo, outros desafios são enfrentados pelo atleta como a cultura, totalmente diferente.
A principal língua é a árabe, mas todos se comunicam em inglês. "Não tive tanta dificuldade em adaptação porque vim do Marrocos com certa noção, mesmo o árabe falado entre os dois países não seja o mesmo. Existem muitos dialetos no Marrocos aqui é mais o árabe clássico. Estou há quase sete anos convivendo entre Marrocos e Oman e já posso dizer que posso me virar bem aqui", reconhece Blanc.

Quanto a cultura do país é completamente diferente do Brasil.
"O que marca mais é o fato deles poderem ter até quatro esposas sendo que os direitos são iguais. São muito religiosos vão cinco vezes ao dia na Mesquita e tem a sexta-feira como um dia sagrado, como se fosse nosso domingo no Brasil, ninguém trabalha, lojas fechadas etc." compara.
O sábado e domingo, em compensação, são dias normais.
A alimentação é bastante condimentada, especialmente a base de pimenta.
O prato principal em Oman chama-se Arroz Biryani (arroz com carneiro) e se come sentado no chão, sem o uso de talheres, apenas usando as mãos.
O futebol recebe um bom investimento por parte do mundo Árabe, clubes e estádios bem estruturados. A Seleção Brasileira fez um amistoso em Oman em 2010 e ganharam de 2X0.
O atleta Emmanuel apela aos Poderes Públicos, empresários para que invistam no esporte.
"Tem muita gente boa aí precisando apenas de uma oportunidade para brilhar, tenho certeza que o esporte irá crescer muito ainda em Telêmaco Borba, mesmo longe torço muito por isso", conclui Emmanuel.
Entrevista para Glória Maria
O jogador Emmanuel conheceu a apresentadora Glória Maria da Rede Globo de Televisão. Ela estava em Oman fazendo uma reportagem sobre o Oriente Médio (Oman e Dubai) para o Globo Repórter e Vídeo Show.

"Nos encontramos no vôo para Salalah (sul do País), eu iria jogar lá, começamos a conversar. Ela viu que era jogador de futebol e estava com meu clube e perguntou se teria a possibilidade de fazer uma reportagem comigo durante o jogo. Pedi autorização para os diretores e eles aceitaram. A produção do programa pegou meu celular e ficamos em contato", explicou.

No dia seguinte Glória Maria e a produção foram ao estádio antes do jogo e fez uma entrevista no próprio gramado. Acompanharam até o final do 1º tempo.

Na entrevista o atleta brasileiro falou de tudo, como veio parar no país, como é a vida em Oman, os costumes, o futebol, e entre outros assuntos interessantes.