O jovem paratleta Eric Tobera, 28 anos, natural de Telêmaco Borba, será um dos representantes do Brasil na modalidade de natação nas Paralimpíadas de Tóquio 2021, em agosto, no Japão.

No seu perfil oficial do Facebook, no dia 5 de junho, ele comemorou o feito de escrever seu nome em mais uma participação paralímpica. “Depois de 15 meses de incertezas, medos e dificuldades posso dizer que: missão dada é missão cumprida! Mesmo com a convocação inesperada (porém muito aguardada) pelo WPS para a reclassificação, e saindo de uma lesão, o índice foi conquistado nos 50m livre”, afirmou Eric.

Houve uma reclassificação funcional para a seletiva em que Tobera passou da classe S5 para a classe S4, demonstrando que possui um comprometimento um pouco maior do que na classe anterior. Com o tempo alcançando já o coloca no ranking entre os seis melhores do mundo na categoria.

A conquista foi muito comemorada pela sua equipe e pela família de modo especial. “Deus tem nos honrado muito com o Eric. Eu sempre digo a ele, meu filho você é um milagre e está vivo para ser um instrumento de Deus nesse mundo, para mostrar que Ele existe e faz maravilhas”. Diz a mãe, Daiane Gavlak, emocionada.

O secretário de Cultura, Esportes e Recreação de Telêmaco Borba, Fabrício Flores, enalteceu a conquista de Eric. “É muito importante para o esporte de nossa cidade ver um atleta como ele brilhar. Nós vemos o quanto o esporte tem contribuído para a vida daqueles que o praticam. Desejamos, em nome do prefeito Dr. Marcio, todo sucesso a ele nessa competição de alto nível”.

Tobera afirma que todo o esforço e apoio têm sido recompensados. “Quero agradecer a todos que direta ou indiretamente estiveram comigo nestes últimos e turbulentos meses e que além de acreditarem no meu sonho, me apoiaram e torceram por mim. Quero apenas deixar registrado o meu orgulho de ser sangue bordô, a equipe da PUC-PR, aos clubes Santa Monica Clube de Campo e Sociedade de Ginástica de São Bento do Sul (SC) pelo acolhimento e por cederem suas dependências para meu treinamento neste momento de pandemia”.

O nadador da Capital do Papel agradeceu a toda equipe da IJO Medicina Esportiva e Fisioterapia pelo profissionalismo e apoio incondicional. “O sonho paralímpico está cada vez mais próximo”, completou Eric.

O professor Rui Menslin, técnico da Seleção Brasileira de Natação,  acompanha Eric há 8 anos e neste tempo tem observado sua evolução a cada ano.

Natação é a vida de Eric

Segundo a mãe, Daiane, Eric nasceu de 6 meses  de gestação e com paralisia cerebral e como sequela afetou os membros inferiores. Foi indicado fisioterapia e hidro. Naquela época  era muito difícil  e caro. “Meu pai resolveu  colocar uma piscina em casa para  ele,  tinha apenas dois anos e desde então não parou mais”, relatou. Imagens de Daniel Zielonka. 

Faça seu comentário!