Uma conferência virtual na tarde de quinta-feira (15), com o Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto (Nadepar), deu um passo importante na instalação de um projeto paralímpico em Telêmaco Borba.

A principal pauta da reunião é a criação de um Projeto de Lei para que o esporte paralímpico seja incentivado e implantado em toda a cidade, principalmente na rede pública de ensino, envolvendo a Lei de Incentivo ao Esporte e o Plano Municipal de Educação.

No projeto consta a formação dos professores das escolas públicas na área, através de cursos EaD promovidos pela Confederação Paralímpica Brasileira (CPB), inclusive com a entrega de certificados.

A intenção é que futuramente a CPB construa um Centro de Treinamento especifico na cidade, nos mesmos moldes que hoje os maiores atletas da área treinam em São Paulo. Inclusive, futuramente, será agendada uma visita para conhecer esse Centro de Treinamento.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, ficou bastante contente com a ideia e se prontificou a ajudar no quê o município possa fazer. “É uma área que ganha cada vez mais visibilidade. E nos orgulha saber que estaremos na vanguarda nesse tipo de projeto”, comentou.

O chefe da Divisão de Recreação Orientada, Anderson Rogério Wendt (Bello), se mostrou empolgado com o projeto. “Foi uma conversa excelente. Se aprovado o projeto de lei, ele será o primeiro nesses moldes no país. Vamos criar parcerias com faculdades, com escolas, seremos pioneiros nesse tipo de política pública”, afirmou, acrescentando que hoje a cidade tem 27 atletas no paradesporto treinando em diversas modalidades.

Além do prefeito; do Bello, participaram da reunião virtual: Davi Farias Costa – coordenador nacional da Educação Paralímpica; Mário Sergio Fontes – coordenador da Divisão do Paradesporto no Paraná; Cristiano Del Rey – diretor de Esportes do Governo do Paraná; Moisés Batista – da coordenação do Paradesporto; Rosângela Souza – representante da CPB;  Eliana Teodora da Silva – assessora do coordenador nacional da Educação Paralímpica; o secretário municipal de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Flores e o advogado, Rullian Neves.