• Museu Histórico Municipal

A 21ª Semana Nacional de Museus encerrou, no sábado (20), na Casa das Artes, em Telêmaco Borba, com um diálogo mediado com o professor mestre Florêncio Rekaug Fernandes, professor Kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha e o assistente social do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Deivid Ricardo Carolli, com uma abordagem sobre a Vida na Terra.

Este ano, a Semana Nacional enfatizou três temas: “Sustentabilidade, Bem-estar e Vida na Terra”. “Buscamos tratar um pouco de cada um dos temas para contemplar a todos que participaram conosco da Semana”, explicou a coordenadora do Museu Histórico Municipal (MHM) de Telêmaco Borba, Adriana Andrade.

Florencio, 46 anos, é indígena da etnia Kaingang, nascido na Terra Indígena Rio das Cobras, município de Nova Laranjeiras (PR).  Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Católica Diocesana do Sudoeste do Paraná (Unics) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando em Antropologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fernandes é tradutor e intérprete do Tribunal de Justiça do PR, membro titular da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena- CNEEI/MEC, escritor e pesquisador da Língua e cultura Kaingang e coordenador pedagógico na Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Relatou sobre suas tradições, cultura de seu povo, as dificuldades enfrentadas e a busca pelo respeito e reconhecimento. O público foi contemplado com uma apresentação cultural do grupo Queimadas de Ortigueira.

O prefeito Dr. Marcio Matos esteve presente e relatou sobre a importância histórica dos povos indígenas. “Nosso respeito aos indígenas por tudo que eles representam na nossa história. Esse diálogo é sempre necessário mantermos e valorizarmos a diversidade de cada povo”, ressaltou. O chefe do Executivo Municipal foi agraciado com um maracá, um dos instrumentos indígenas mais conhecidos, popularmente chamado de chocalho.

A Administração Municipal tem dado ênfase a questões importantes à população, explica o secretário municipal de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Flores, “Sem dúvida, o Dr. Marcio e a Rita, têm essa atenção em difundir a Cultura e o Esporte para a nossa comunidade. Esse evento aqui é um exemplo, porque valoriza as origens, a cultura indígena”, frisou.

Em entrevista ao site Oberekando, Deivid do IDR-PR, explicou que é sempre uma satisfação contribuir com a política indigenista para que eles tenham voz na construção das políticas públicas de um município a qual pertencem. “E os kaingangs representam a cultura dos povos originários do Vale do Tibagi. É muito fundamental que eles próprios possam falar sobre suas realidades e auxiliaram na construção destas políticas públicas”, afirmou.

As atividades da 21ª Semana Nacional de Museus, iniciaram no dia 15/5, com a abertura oficial da semana promovia pela Prefeitura, por intermédio do Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba, e a Exposição Olhar/Ver: retrospectiva Telêmaco Borba – 59 anos, que ficará a aberta ao público até o dia 31 de julho.

Na sexta (19), ocorreu uma Mesa Redonda mediada pelos integrantes do Comitê Territorial Vale do Tibagi. A atividade visou um diálogo entre os participantes com o objetivo de fomentar reflexões a partir dos temas propostos e o território.

A organização da 21ª Semana de Museus de Telêmaco Borba coube a  Prefeitura, com apoio das secretarias municipais de Cultura, Obras, Gabinete, a Seção de Comunicação Social e da Assessoria de Turismo e a imprensa local.

Fotos - Site Oberekando