• Museu Histórico Municipal

A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação, divulga mais uma edição da Semana Nacional de Museus (SNM/2022) com a parceria entre o Museu Histórico Municipal (MHM) de Telêmaco Borba, e o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) de Curitiba, a 20º edição se torna novamente o cenário para apresentar artistas dos quais vivenciaram residência artística no ateliê do Museu Casa Alfredo Andersen.

Para essa 20º edição da Semana Nacional de Museus, o qual tem como tema “O poder dos Museus”, o artista convidado para expor seu trabalho no Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba, foi Marafigo. O artista nascido no estado de Santa Catarina, mas atualmente reside em Curitiba, também é membro da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAPP).

Marafigo vem revelando um talento que envolve o observador e traz a serenidade do artista nas pinturas que compõem a exposição intitulada: Iluminuras: uma poética do cotidiano.

A exposição conta com pinturas que retratam além dos espaços do MCAA, sua poética entre uma caminhada e outra.

Para esta exposição em especial, o artista além de expor as obras que contemplam o acervo expográfico Iluminuras, também apresenta de forma inédita, parte do seu processo criativo, expondo um dos seus cadernos de artista, o qual serve de suporte para seus estudos, criações e devaneios. Marafigo revela ter algumas coleções de cadernos em seu acervo pessoal, e que será oportuno expor e revelar um pouco da intimidade artística que ele produz incansavelmente.

Texto Curatorial

MARAFILUMINURAS

As ILUMINURAS são consideradas um trabalho de exímio artífice, devido a seu refinamento e detalhismo. E não é para menos, pois os frutos da criação artística de MARAFIGO são colhidos em diferentes estágios de maturação: “Os estudos se destinam basicamente à confecção de obras pensadas para demonstrar que existe vida até em simples objetos inanimados; os materiais que compõem os trabalhos são o suporte de experimentações matemáticas que se mostram aptos e maduros para comportar o olhar poético do “self”, que implica a existência de disposições internas e mentais.”

As Pinturas produzidas durante a residência artística no ateliê Museu Casa Alfredo Andersen, em Curitiba, entre dezembro de 2021 e março de 2022 tem o recorte do Artista como ponto de partida para congelar e aconchegar o seu diálogo afetivo silencioso com o espaço museal, um lugar cheio de vestígio, memórias e especialmente muita vida.

Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto (Vidal) Diretor do Museu Casa Alfredo Andersen

Sobre Marafigo

Nasceu em Santa Cecília/SC. Mudou-se para Curitiba em 2010. Iniciou na pintura em 2014.

Frequenta o ateliê de pintura no Museu Casa Alfredo Andersen desde 2017.

Exposições Individuais

• Eus, Marafigo - Museu Guido Viaro – Curitiba / PR, 2019;
  • O Ver, o Olhar e o Visto – Museu de Artes de Blumenau – MAB, Blumenau/SC, 2018;

Exposições Coletivas

• Ver e Olhar. Na Galeria Décimo na Câmara dos Deputados, Brasília, 2019;
  • 3° Salão de Artes Visuais de Pinhais/PR. 2019;
  • Coletiva Livro do Artista, Biblioteca Pública de Paranaguá/PR, 2018;
  • Coletiva no Museu Egípcio e Rosacruz, Galeria Francis Bacon – Curitiba/PR, 2018:
  • Coletiva Projeto Afetivo no Museu Alfred Andersen, Curitiba/PR, 2017;
  • Coletivo Metanóia na Galeria Airez, Curitiba/PR. 2017;
  • 20ª Mostra Cascavelense de Artes Plásticas, Cascavel/PR, 2017;
  • Primeiro Salão de Artes Visuais de Pinhais/PR, 2017.

Residência artística

Museu Casa Alfredo Andersen,

Novembro de 2021 a março 2022

• 3° lugar salão de Artes de Pinhais/PR, 2019;
  • Menção Honrosa, salão de Cascavel/PR, 2017;

Obra em Acervo

Museu Guido Viaro, Curitiba/PR.

Está recebendo visitantes desde a sua abertura ocorrida no dia 16 de maio e se estenderá até 18 de junho de 2022.

Exposição Iluminuras: uma poética do Cotidiano

Artista: Marafigo

Data: 16/05/2022 à 18/06/2022

Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba – Paraná.

Horário: 8h às 11h30 – 13h00 às 17h30.

Entrada franca.

20ª Semana Nacional dos Museus/2022