• Museu Histórico Municipal

A Contação de Histórias foi o destaque de quinta-feira (19), no Museu Histórico Municipal (MHM), no evento alusivo à 20ª edição da Semana dos Museus. O evento contou com a apresentação de José Cassiano e produção de Joyce Telles, criadores do canal do YouTube: Prosa de Monte Alegre.

Além do apresentador, participaram da roda de conversa e histórias convidados nascidos em Monte Alegre do Tibagi: Wanda Arioli, Jonadab Matheus, Francisco Moreira e Ana Margarete Telles Santos.

O tema da conversa foi o mosaico cultural que deu origem a Monte Alegre e por consequência Telêmaco Borba. Refugiados da guerra, migrantes nordestinos, entre outros. Também foi relembrado sobre episódios da Harmonia, Agrovilas e construção da fábrica de papel. O grande incêndio de 1963, que devastou boa parte do estado, também foi citado através de relatos e vivências dos convidados.

“Para nós do canal Prosa de Monte Alegre foi uma oportunidade única poder promover essa contação, pois sabemos que existe um acervo de memórias em cada um destes convidados. Estas histórias não estão nos livros e precisam ser registradas para próximas gerações de telemaco-borbenses. Em alguns dias este material estará no YouTube, assim como os vídeos com demais artistas que fizeram esta semana nacional do museu aqui em Telêmaco”, contou Joyce.

PROSA DE MONTE ALEGRE

O canal tem registrado a memória de Telêmaco com fotografias, documentários e podcasts desde dezembro de 2021. “Acreditamos que o telemaco-borbense deva ser representado em pessoas, fotos, documentários, em uma perspectiva mais ampla, na visão das famílias, operários, e que isso possa fortalecer o pertencimento das próximas gerações pelo nosso município”, destacou a Joyce.

Apresentação: José Cassiano

Produção: Joyce Telles