• Museu Histórico Municipal

A Prefeitura de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER), realizou na quarta-feira (11), parte da entrega dos móveis planejados para o Museu Histórico Municipal (MHM).

A adequação e revitalização do Museu Histórico Municipal se dará ao longo da gestão e será um ganho sem precedentes para a sociedade e para os munícipes que valorizam e sensibilizam-se com todos os pormenores que permeiam questões que valorizam a identidade, a história e a memória do seu povo e da sua localidade.

“A aquisição do novo mobiliário para a exposição do acervo permanente e temporário irá otimizar o acondicionamento correto dos objetos e dos documentos que necessitam ficarem expostos para visitação”, comenta a técnica em Artes e Cultura, Adriana Andrade. Já que se faz necessário ao bom andamento de todas as instituições museológicas manter o acervo em salvaguarda e em exposição apropriada a cada setor expográfico, complementa. Os expositores antigos já não comportavam acomodar o acervo, pois os cupins já haviam tomado conta de grande parte deles.

Para o secretário de Cultura, Fabricio Flores, essa pequena ação de aquisição de praxe de toda secretaria, é hoje sem dúvida algo especial, devido o MHM ter esperado pelo menos 20 anos para realizar a troca do mobiliário expositivo. Foi um trabalho longo de dedicação de profissionais da SMCER.

A turismóloga Leticia Ribinski, que também é responsável pela Casa das Artes, a qual recebeu o Museu no ano de 2019, aponta a aquisição como um fato corriqueiro dos setores, mas que sem dúvida faz toda a diferença no espaço da Casa, e principalmente do MHM. Pois, os visitantes locais e os turistas valorizam os espaços que são bem cuidados, que mantem o zelo e a limpeza adequados ao bom funcionamento do equipamento de Turismo e de Cultura.