• Museu Histórico Municipal

O Museu Histórico Municipal (MHM) realiza de 16 a 22 de maio a Semana Nacional dos Museus, que em 2022 completa 20 anos de existência. Com o slogan: “O poder dos Museus”, o evento terá encontros, exposições, oficinas e contação de histórias.

Na segunda-feira (16), no MHM, às 19 horas acontece a solenidade de abertura. Em seguida haverá a Exposição “Iluminuras: uma poética do cotidiano”, do artista plástico José Marafigo – AAPP.

Na terça-feira (17), o evento acontece em Ponta Grossa, em parceria com o Museu dos Campos Gerais. Às 14 horas haverá a mesa redonda “Trajetórias em Acervos”, que contará com as presenças da professora Dra. Elizabeth Johansen (Dehis/UEPG) e do professor Dr. Ilton Cesar Martins (Dehis/UEPG). O evento é aberto à comunidade, porém com inscrições antecipadas.

Das 19 às 21 horas da quarta-feira (18), acontece no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura) a abertura da Exposição “Germinal”, do artista plástico local, Anthony Crisóstomo.

Na quinta-feira (19), no MHM, das 14 às 17 horas, acontece a oficina sobre o livro “A fazenda Monte Alegre Conta seu Canto”. Das 19 às 21 horas haverá a contação de histórias com o Canal Prosa de Monte Alegre. O evento é aberto à comunidade e as inscrições devem ser antecipadas.

No dia 20 de maio (sexta-feira), acontece às 14 horas, no Museu dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, a oficina de Digitalização de Acervos, com os ministrantes do próprio Museu dos Campos Gerais, João Paulo Leandro de Almeida e Gabriela Pedroso. O evento é aberto à comunidade, porém com inscrições antecipadas.

Sábado (21), das 19 às 21 horas, acontece no MHM, a conversa com artista plástico, Anilton Prêto, sobre o tema:  Mural em Azulejos. “Terra dos Diamantes”. O evento é aberto à comunidade e as inscrições devem ser antecipadas.

No domingo (22), os eventos serão virtuais. Às 10 horas, haverá a Ação Educativa, com o Lançamento virtual da enquete: “O poder dos Museus na educação formal”. Às 16 horas, haverá o sorteio de livros e catálogos de Artes e Cultura. É preciso que os interessados façam o cadastro antecipado.