• Museu Histórico Municipal

Que futuro estamos construindo a partir dos nossos museus hoje? Com a resposta você ajuda o poder público a definir as futuras políticas públicas para o Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba.

A pergunta faz parte de uma enquete que a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) elaborou para concluir a 19ª Semana Nacional de Museus, que teve o tema “O Futuro dos Museus, recuperar e reimaginar”.

Para subsidiar as respostas, a SMCER disponibilizou o vídeo da historiadora Cinthia Benck, que faz um resumo sobre o trabalho do historiador e a importância de preservar o passado para poder entender o futuro.

O Museu Histórico de Telêmaco Borba foi reestruturado e está com o acervo exposto para visitação na Casa das Artes (Casa do Artesão). O Museu foi criado em setembro de 1975 e ficava na Casa da Cultura de Telêmaco Borba, foi transferido em 2019 para a Casa das Artes. Desde que foi criado, tem sido um espaço de educação e aprendizado da cultura telemaco-borbense.

A técnica de Artes da SMCER, Adriana Andrade, falou da importância da participação popular na enquete. “Queremos levantar o debate sobre o futuro dos nossos museus com a participação da comunidade, que para nós é fundamental para definirmos a direção dos trabalhos e as políticas necessárias para preservarmos a nosso história”, acrescentou.

Adriana pediu a colaboração das pessoas para que participem, compartilhem e contribuam com as informações solicitadas na enquete.