O Dia do Fotógrafo em Telêmaco Borba foi comemorado, na quarta-feira (8), com o II Varal de Escambo Fotográfico. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER), o evento teve o objetivo promover a pluralidade fotográfica tanto profissional quanto amadora.

O evento reuniu um público pequeno, porém, rico em imagens. Trabalhos fotográficos de qualidade técnica e artística, envolvendo temas variados, como paisagens, retratos, documentais, urbanos, esportes e outros fizeram parte da exposição. 120 imagens foram expostas.

Na avaliação da organizadora do evento, a técnica em Artes e Cultura Adriana  Andrade, o Varal atingiu o objetivo que era apresentar a fotografia e suas técnicas, como material cultural, como meio de perpetuar a memória, assim como valorizar e incentivar a produção fotográfica profissional e amadora na região. “O evento também objetivou a quebra de paradigma de que somente câmera profissional captura fotografias bacanas, de qualidade, recebendo em sua II edição fotografias realizadas com celular, salientou Adriana.

A técnica de Artes e Cultura também destacou que o evento propiciou a descoberta de estilos próprios que nem mesmo os fotógrafos amadores sabiam que tinham. “O envolvimento dos fotógrafos profissionais com os amadores foi um momento único, onde o evento não distinguiu um do outro, e ambos confraternizaram trocando experiências, contando histórias dos bastidores da fotografia e enriquecendo a noite que foi regada com belíssimas fotografias”, acrescentou.

As fotografias que ficaram expostas no Varal foram disponibilizadas pelos fotógrafos para serem distribuídas para o público, podendo cada pessoa ficar com até duas fotografias.

Foram expostas imagens de Marcos Afonso, Kamila Biscaia, Leonardo Nickson, Daniel Zielonka, Daniel Brasil, Antonio Marques, Tatiana Regina, Valentim Campos e Régis Bueno.

Marcelo Rodrigues, interprete de libras, foi voluntário para assessorar uma participante com deficiência auditiva que não compareceu.

Adriana finalizou agradecendo os fotógrafos e as pessoas que prestigiaram o evento.  

 

Faça seu comentário!