O Museu Histórico Municipal (MHM) inicia na segunda-feira (07), o Projeto Piloto “Sapiência”. O Projeto pretende promover a interatividade com o acervo em exposição permanente no MHM, através de conteúdos os quais agregam informações sobre os objetos, utilizando para tal o recurso QR CODE.

O intuito do projeto é fomentar o conhecimento (sapiência) através de conteúdo extra permeando as informações que as fichas catalográficas não discorrem sobre o objeto, a personalidade, a localidade, a história, entre outros.

Nesse sentido a técnica em Artes e Cultura, Adriana Andrade, comenta: “O Projeto tem a missão não só de promover a visibilidade do acervo, mas possibilitar a acessibilidade e a inclusão a partir da tecnologia do QR CODE”. Ela complementa: “Essa iniciativa partiu da necessidade de contemplar o público visitante que carece de tecnologia assistiva para interagir na visitação”.

Adriana afirma que os espaços físicos públicos, precisam de acessibilidade física; como rampas, elevadores, pisos táteis, entre outras adaptações. Porém precisam também se adaptarem e estarem preparados no quesito acessibilidade/interatividade para com o visitante. Para isso, cada etapa do projeto piloto Sapiência irá trabalhar no desenvolvimento e na adaptação de processos interativos para que seja possível de contemplar e promover uma visitação prazerosa e repleta de conhecimento ao público frequentador do espaço museológico.   

Para Adriana, o projeto piloto serve para possibilitar um aprendizado para que todas as etapas sejam passíveis de testes e aperfeiçoamentos, promovendo melhorias, para somente depois ser implementado definitivamente de forma que contemple os objetivos iniciais.

A responsável pelo MHM confirma que outras ferramentas tecnológicas serão contempladas no Projeto, incluindo outras formas de interatividade as quais servirão de interface entre o público e o conteúdo histórico que o Museu tem para informar, comunicar e divulgar sobre a região como um todo.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabricio Nunes Flores: “O Projeto é uma inovação simples, porém pretende promover a diferença nas visitações. A inovação de baixo custo, irá promover mais oportunidade de saberes aos visitantes. Pois demanda somente do celular e da curiosidade do público frequentador”.

Na era tecnológica onde podemos cruzar fronteiras sem sair de casa, a visitação pelo MHM ganha um recurso simples e gratuito que possibilita divulgar o conhecimento e as informações sobre seu acervo e suas coleções. Os conteúdos são escolhidos de forma que aconteça a interatividade entre público e acervo, com um material curto e de fácil compreensão. Pesquisado e coletado de sites de universidades, museus e meios de comunicação.

O MHM espera por você para visitar e interagir com o acervo da exposição permanente.

Visitas guiadas poderão ser agendadas no máximo de 15 pessoas através do e-mail: museuhistorico@telemacoborba.pr.gov.br , título: Visita Guiada.

Contato: Adriana Andrade

Telefone: 39041614

Faça seu comentário!