Na tarde de quinta-feira (16) o Museu Histórico Municipal (MHM), proporcionou uma visita guiada aos estudantes do curso “Técnico Integrado em informática para Internet”, do Campus de Telêmaco Borba, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A visita foi mediada pela técnica em Artes e Cultura, Adriana Andrade, para a turma da disciplina de “Língua Espanhola I “, ministrada pelo Prof. Me. Guilherme Sachs.

A visitação foi proporcionada em três momentos. O primeiro momento perpassou por uma fala de orientação aos estudantes, na qual a técnica e guia orientou a todos sobre algumas regras básicas ao se visitar um Museu e em especial um Museu Histórico.

O segundo momento foi direcionado a visitação visual do acervo, com a mediação que pincelou algumas passagens históricas e curiosas sobre o Município, com intuito de direcionar os estudantes a entenderem a disposição do acervo.  “Assim a narrativa e a disposição do acervo dialogam de forma linear e interativa com o público”, explica Adriana.

A visita então passou para o terceiro momento, onde foi realizado um sorteio de alguns exemplares de livros de arte da “Estante Solidária”. E houve também a explanação dos projetos “Museu Itinerante” e “Lembranças e Memórias”.

Neste terceiro momento também houve a demonstração aos estudantes de como o profissional realiza na reserva técnica o processo de higienização das peças, dos documentos e das fotografias. Neste sentido, Adriana afirma: “Se faz necessário e importante mostrar ao visitante o trabalho que é realizado nos bastidores do Museu, porque promove no visitante o sentimento de zelo, de cuidado e dedicação os quais são desprendidos pelos profissionais que atuam nessa empreitada de conservação preventiva”.

Para a turismóloga, Leticia Ribinski, que recebeu os estudantes na Casa das Artes, e fez esse primeiro contato. “A visita guiada ao Museu possibilita uma interação real e carregada de significados com diálogos que promovem a educação não formal e nos quais o guia aproxima o acervo com o visitante”, comentou.

Para Letícia, promover essas iniciativas com os estudantes do município é o início de algo maior para ser realizado no ano de 2022, pois o intuito é transpor limites geográficos e expandir a mediação para todas as regiões.

Em nome da comissão de organização e reestruturação do Museu, Adriana e Leticia parabenizam o Professor Guilherme pela iniciativa e valorização do Museu Histórico Municipal, a qual oportunizou aos seus estudantes a visita guiada e mediada para que todos pudessem conhecer o trabalho que é desenvolvido no MHM. “Atitudes como essas, são primordiais para que haja a visibilidade, que o Museu Histórico carece para realizar o trabalho com a comunidade”, finalizou Adriana.

Faça seu comentário!