Uma iniciativa do Museu Histórico Municipal (MHM) movimentou as crianças da Escola Municipal Terezinha de Jesus. Os alunos estão confeccionando cartões de Natal, que depois serão doados para pessoas e instituições.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, esteve na escola na tarde de quinta-feira (25), onde observou e incentivou as crianças na confecção dos cartões. “Essa é uma iniciativa sensacional. Tudo que motiva as nossas crianças é válido e as ajuda em seu desenvolvimento, como alunos e cidadãos. Parabéns as equipes do Museu e da Escola pela iniciativa”, elogiou.

A diretora, Kellen França, destacou que o projeto se alinha a parte pedagógica da escola, que une a educação à arte. “Eles são muito curiosos e eufóricos com relação ao projeto. Vão unir a arte com o aprendizado sobre o museu. Estamos terminando bem um ano que foi complicado, devido a pandemia”, comentou, destacando que as sete turmas da Escola participam do projeto.

Os alunos do 1º ano, realizaram a confecção do cartão em xilogravura. A professora Regina Paula, comentou sobre a importância da ação. “Põem na prática o que os alunos já vêm estudando. Eles acabam aprendendo muito e acabam tendo um maior contato com o Museu. Sem dúvidas essas crianças vão querer saber mais e incentivar os pais e familiares a leva-los para conhecer o lugar”, opinou.  

A professora Tamara Noá Misael, do 2º ano, ressaltou a expectativa que os alunos estão para o Natal. “Falávamos que falta um mês para o Natal e eles estavam ansiosos para as atividades referentes a data. Eles gostam demais, vocês verão que são muito criativos, pois essas atividades exploram o lúdico e incentivam a criatividade”, comentou, enaltecendo a parceria com o MHM.

As alunas do 2º ano, Lívia de Souza e Andrya Evellyn, ambas com 7 anos, pintavam os seus cartões, com desenhos Natalinos. “Estamos gostando muito. É uma atividade muito legal e tomara que as pessoas que receberem o cartão gostem!”, concordaram as duas.

A coordenadora do museu e técnica em Artes e Cultura, Adriana Andrade, comentou que como o Museu está com visitação restrita, essa é uma forma de levar o MHM até as crianças. “Esse é o início de uma ação educativa para levar o Museu para as escolas. Isso movimenta e dá visibilidade ao museu, aproveitando a temática natalina, que traz afetividade, lembranças e memórias”, explicou.

A historiadora e uma das idealizadoras do Projeto Lembranças e Memórias, Cinthia Benck, explica que além da visibilidade, o Museu Histórico Municipal tem uma atividade pedagógica. “Ela desenvolve uma educação do tipo não formal”, informou.

O secretário municipal de Cultura, Esportes e Recreação, Fabrício Flores, elogiou o trabalho e destacou os esforços da equipe. “A nossa equipe está restaurando e retomando as atividades do Museu, e saindo além muros com uma atividade que alia Educação e História. Estão todos de parabéns!”, enalteceu.

 

Faça seu comentário!