Atrações culturais devem movimentar a região nos próximos meses. Os municípios de Ponta Grossa e de Palmeira irão sediar eventos que visam promover os Campos Gerais. O 3º Salão do Turismo dos Campos Gerais está agendado para ocorrer entre os dias 18 e 27 de outubro no Centro de Eventos de Ponta Grossa, e o Encontro de Tradições ocorre nos dias 8, 9 e 10 de novembro em Palmeira. 

Durante reunião do setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizada em Arapoti na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, os gestores foram convidados a levar suas atrações culturais e gastronômicas para os eventos. “Queremos promover nossos municípios por meio da Cultura, e reunindo nossos atrativos em eventos é uma das maneiras que podemos fazer isso”, destaca o coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Palmeira Waldir Joanassi Filho.

O secretário de Cultura, Esportes e Recreação, Carlos Roberto Ramos, participou da reunião cultural representando o município de Telêmaco Borba.

Durante o 3º Salão de Turismo, os municípios da AMCG terão um espaço para levar suas atrações culturais, e durante o Festival de Tradições a ideia é contar com um estande em que os visitantes possam experimentar a gastronomia regional. “Tivemos a ideia a partir do projeto Sabores dos Campos Gerais”, conta um dos organizadores do evento, e produtor cultural Luis Mario Stein, destacando que os pratos devem contar com a temática do evento, “ser tradicional”.

Ambos os eventos contam com o apoio da AMCG, e devem atrair visitantes para a região dos Campos Gerais. “Estamos percebendo ampla movimentação em todos os nossos municípios na área cultural, e queremos cada vez mais desenvolver esse intercâmbio”, avalia a diretora da AMCG, Katiane Pires.

Contos e Lendas

Durante o encontro da AMCG Cultura, os gestores contaram ainda a repercussão que o projeto ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ está surtindo nos seus municípios, mesmo após a finalização da primeira etapa, com o término da exibição do quadro no programa Tribuna da Massa. Em Arapoti, por exemplo, o resgate das Lendas foi destaque durante a Expoleite, evento que ocorreu no mês de julho. “Fizemos um estande contando sobre o processo, as lendas resgatadas, e ainda com fotos da Fábrica Mãe, que foi citada durante as Rodas de Conversas”, conta o chefe da Divisão de Cultura, João Henrique Fernandes.

A Fábrica Mãe de Arapoti – uma antiga fábrica de papel - foi onde ‘surgiu’ o município. “As pessoas vieram nos contar e resgataram muitas histórias”, exultou Fernandes, recordando que a fábrica foi demolida, mas que deixou muitas recordações.

Ao final da reunião, os gestores da AMCG Cultura puderam conhecer parte da Rota dos Imigrantes em Arapoti. O Museu do Agricultor, de propriedade privada, que conta com um acervo de mais de 50 tratores, entre outras relíquias, e a Capela São João Batista, mais conhecida como Igrejinha, encantaram os dirigentes.

Fonte – AMCG - www.amcg.com.br

Faça seu comentário!