Em 2024, o Cemitério Histórico de Harmonia completa 80 anos e recebe uma homenagem especial: um documentário que resgata sua memória e importância cultural. O projeto, realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, é uma obra coletiva liderada por José Cassiano (Cassiano do Caiuby), com fotografia de Daniel Zielonka, direção de Joyce Telles e pesquisa de Ana Margarete Telles. Iniciou-se em maio deste ano e concluído nesse mês de novembro e lançado na última quinta-feira (14).
O documentário conta com depoimentos de personalidades como Hebner Gonçalves, Leonel Brizolla Monastirsky, Sônia Ribas, Laury de Castro Ribas Jr., Jacy Guimarães Betim, Ana Cláudia Betim, Letícia Ribinski e Antônio Marcos Afonso. A produção foi conduzida pela Prosa de Monte Alegre, com apoio da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, Universidade Estadual de Ponta Grossa, IPHAN, Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e Klabin.
Além de resgatar memórias, a obra presta homenagem à memória de Júlia Santos, reconhecendo sua relevância histórica e cultural para a região.
O documentário está disponível no canal Prosa de Monte Alegre no YouTube. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=qXqCshzXJdo .
Este trabalho é um marco para a preservação da história local, celebrando o passado e reforçando a importância da memória coletiva.
Faça seu comentário!