O espetáculo "Dança Flamenco para Todos" apresentado na noite de quinta-feira (18), no Teatro Maestro Sirinho do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), foi sucesso de público e crítica.

O evento, aprovado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) do Governo do Estado do Paraná, conta com o incentivo da COPEL e na apresentação em Telêmaco Borba, oitavo município a receber o espetáculo, teve o apoio da Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER).

O público de aproximadamente 400 espectadores acompanhou atentamente e aplaudiu efusivamente à apresentação.

Na quarta-feira (17) houve uma oficina cultural de dança, na Casa da Cultura, com a professora Tania Monteiro.

O secretário de Cultura, Esportes e Recreação, Fabrício Flores, prestigiou o espetáculo e parabenizou os participantes e enalteceu o público que compareceu e ficou satisfeito com o que presenciou.

Sobre o espetáculo Flamenco Para Todos

O espetáculo se serve da arte flamenca num diálogo contemporâneo com as obras "Poemas Del Cante Jondo" e "El Romancero Gitano" do poeta e escritor espanhol Federico Garcia Lorca, um dos maiores expoentes desta arte (1898 – 1936), numa visão do poeta sobre a dança e a cultura tradicional espanhola, misturando-se em verso, guitarra e baile flamenco.

Flamenco Para Todos, intercala uma seleção romântica de poemas do escritor espanhol: La Guitarra, El Silencio, Encuentro, La Casada Infiel, entre outros, com dança e melodia, soleá, siguiriyas, numa homenagem a este autor surrealista que tanto encantou e encanta corações apaixonados, patriotas e amargurados, e que até hoje vibra com sua força latina, pulsante na língua e na cultura espanhola contemporânea tão propagada pelo mundo.

Flamenco Para Todos quer a aproximar a comunidade paranaense de um importante movimento cultural que a cada tempo toma mais espaço na arte e na cultura local. Apresentar ao público curitibano a dança flamenca cruzada com história, cultura do flamenco e a influência do poeta e dramaturgo Federico Garcia Lorca, importante nome do âmbito teatral e literário que contribuiu veementemente com o flamenco e a disseminação da cultura espanhola ao redor do mundo.

"Vejam os senhores, a transcendência que tem o cante profundo e que acerto tão grande teve o nosso povo chamando-o assim. É profundo, verdadeiramente profundo, mais que todos os poços que o coração atual que o cria e a voz que o canta, pois é quase infinito. Vem de raças distantes, atravessando o cemitério dos anos e as folhas dos ventos murchos. Vem do primeiro pranto e do primeiro beijo".

Garcia Lorca.

Faça seu comentário!