O município de Telêmaco Borba (TB) sediou, na quarta-feira (19), no Teatro Maestro Sirinho do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), uma reunião da AMCG Cultura visando o lançamento da Enciclopédia Cultural dos Campos Gerais, que deverá ser uma publicação on-line.

Os dirigentes da AMCG – Associação dos Municípios dos Campos Gerais foram recepcionados pelo prefeito Dr. Marcio Matos e o secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Flores.

“É um prazer receber vocês dirigentes que estão se empenhando em fomentar a cultura da região”, disse destacando as diversas ações realizadas em seu município para aproximar as ações do público em geral. Festivais, shows, apresentações teatrais, palestras, apresentações culturais e exposições estão no rol de atividades desenvolvidas pelo setor cultural de Telêmaco Borba.

Além de vitrine, para que os próprios gestores dos Campos Gerais utilizem e conheçam artistas e lugares dos municípios que compõem a Associação, a Enciclopédia poderá ser utilizada para consulta da população em geral.

De acordo com a AMCG, os primeiros passos para a criação da Enciclopédia já foram criados. Durante a reunião de quarta, a logomarca, criada pelo artista Robson França, foi apresentada aos dirigentes. Para a criação foram utilizados elementos comuns da região, juntamente com a considerável expressão artística.

A Enciclopédia, conforme o coordenador da AMCG Cultura, o coordenador e secretário de Cultura em Ponta Grossa, Beto Portugal, será um canal em constante desenvolvimento. “Os gestores poderão alimentá-lo frequentemente, na medida que surjam novos lugares e artistas reconhecidos”, esclarece, destacando ainda o “incentivo” para a classe ao ter um canal de divulgação.

Os dirigentes trataram também sobre a realização do Festival de Inverno dos Campos Gerais, que será realizado nos meses de junho e julho pela AMCG Cultura.

A aplicação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc também foram debatidas. O coordenador da AMCG Cultura destacou a importância dos municípios estarem adequados ao Sistema Nacional para o recebimento dos recursos e valorização dos artistas locais. “Devemos contar com a regulamentação da Lei Paulo Gustavo no próximo dia 11 de maio. Por enquanto é importante os municípios realizarem consultas públicas com a classe artística para a melhor aplicação dos recursos”, conta a diretora da AMCG, Katiane Pires.

O secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício, ressaltou que gosta de valorizar a Cultura e os artistas locais.

Durante o evento o cantor Wilson José (Will Song), destaque no Festival Gomarábica, se apresentou e abrilhantou o evento.

Elyson Gomes, chefe da Seção de Lazer Comunitário da Prefeitura de Telêmaco, apresentou as ações desenvolvidas pela SMCER e locais de passeio existentes na cidade.

Ao final do encontro, os participantes, juntamente com a vice-prefeita Rita Araújo, puderam apreciar o prato típico do município, o Entrevero de Pinhão, além de um passeio cultural pela cidade, com direito a passar pelo Bonde Aéreo, um ícone da história de Telêmaco Borba.

Com informações da AMCG.