A Semana da Cultura 2022 realizada de 12 a 18 de setembro pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER), foi marcada por diversas atividades envolvendo teatro, dança, música, literatura, lazer.

A Semana iniciou com a exposição “Meu coração de polaco voltou” de Paulo Leminski que vai até dia 20 de outubro no Hall de entrada do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura). Aurea Leminski (filha) marcou presença na segunda-feira (12) falou um pouco sobre a história de seu pai, também estiveram presentes o prefeito Dr. Marcio Matos, o secretário de Cultura, Esportes e Recreação, Fabricio Flores e o chefe de Gabinete Paulinho Gomes. Neste ato houve a participação especial dos professores Clodoaldo de Assis e Zaqueu Banks que interpretaram sucessos da MPB.

A terça-feira (13) foi marcada com a palestra e roda de conversa com Luiz Felipe Leprevost, escritor e diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Marta Sienna, diretora de Divisão de Extensão da BPP e como mediador o bibliotecário Antonio Marcos Afonso da Biblioteca Municipal de Telêmaco Borba. Estiveram presentes neste evento o secretário geral de Gabinete Rubens Benck, os professores Dra. Ana Nascimento, Dr. Vagner dos Santos, Dr. Marcel de Goes, Mestra Kevin Ribeiro, Dra. Kelly Iarosz, Dr. Rodrigo Lima, além dos professores especialistas Geovane Ott, e Edina da Cruz da UNIFATEB com seus respectivos alunos de engenharias de Produção, Mecânica, Química, Civil, turmas de Pedagogia e alguns dos escritores locais, sendo eles Antonio Marques, João Vitor, Ricardo Skalinski e Rose Maria que também puderam fazer uso da palavra.

Na quarta-feira (14) ocorreu o “Cineretro” durante o dia todo, com direito a pipoca e algodão doce gratuito a toda a comunidade, crianças e adolescentes do CCAJ (Centro de Convivência da Criança e do Adolescente), Nadepar (Núcleo de Apoio e Desenvolvimento do Paradesporto), CMEBJA e CEEBJA, Centros Municipal e Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos, respectivamente, estiveram presentes.

Na quinta-feira (15) a atração principal foi o espetáculo “La Cena” da Companhia de dança G2, do teatro Guaíra que ocorreu no Teatro Sírio de Castro Ribas Junior com um público aproximado de 500 pessoas.

Apresentações musicais iniciaram na sexta-feira (16) na Praça da Família, a Banda Escola José da Cruz Machado de Tibagi e a Banda Lyra dos Campos de Ponta Grossa abrilhantaram o evento emocionando a todos os presentes com mais de duas horas de show.

No sábado (17) as atrações começaram as 14h com apresentação dos artistas locais vencedores do Gomarábica 2021, na categoria MPB se apresntaram Alesson de Souza, Patrick Silveira, João Henry, Danny Wandré e Will Song. Encerrando as apresentações de sábado, a Big Time Orchestra deu um show de duas horas animando a plateia presente.

No domingo (18) foi a vez do DJ Karbono Karbs durante o dia todo animou tocando os maiores hits de todos os tempos.

O Projeto Brincar também foi destaque na sexta, sábado e domingo na Praça da Família.

E por fim, quem esteve presente pode usufruir da praça de alimentação com vários Food Trucks de quinta a domingo.

Durante a semana houve a contação de histórias para crianças da rede municipal de ensino que foi um sucesso, com os convidados Gabriel Grochovski e Saymon Wendell da BPP.

A Feira de Troca de Livros ocorreu na Biblioteca Municipal e resultou em mais de 700 livros trocados. Os leitores puderam ainda trocar seus livros um pelo outro ou por 1kg de alimento não perecível por novos livros. Nessa troca foi arrecadado mais de 40kg de alimentos que foram destinados ao Asilo São Vicente de Paulo.

A equipe organizadora da SMCER agradece a presença das autoridades, aos vereadores Toninho Flenik e Elis Saldivar que estiveram presentes e a todos que prestigiaram a Semana da Cultura. Apesar das condições climáticas um público significativo se fez presente. Agradecimentos a Administração Municipal pelo apoio na realização e a todas as Secretarias que contribuíram direta ou indiretamente.

Faça seu comentário!