A Semana da Cultura 2022, sob o tema: “As várias faces da Cultura”, inicia-se na próxima segunda-feira (12), a partir das 8h, no Centro Cultural Eloh Martins Quadrado (Casa da Cultura).

O evento é uma realização da Prefeitura de Telêmaco Borba por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER).

Neste primeiro dia, no hall do Teatro Maestro Sirinho, haverá a exposição intitulada “Meu coração de polaco voltou”. Trata-se da origem e a influência polonesa na obra de Paulo Leminski.

Paulo Leminski (1944-1989) foi um poeta, escritor, tradutor e professor brasileiro. Nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 24 de agosto de 1944. Era filho de Paulo Leminski, militar de origem polonesa, e Áurea Pereira Mendes, de descendência africana.

Em 1964, publicou seu primeiro poema na revista “Invenção”, editada pelos concretistas. Nesse mesmo ano, assume o cargo de professor de História e Redação em cursinhos pré-vestibulares.

Publicava seus textos em revistas alternativas, antológicas do tempo marginal, como “Muda”, “Código” e “Qorpo Estranho”, segundo ele mesmo, publicações que consagraram grande parte da produção dos anos 70.

Esta exposição, de Paulo Leminski, seguirá na Casa da Cultura até o dia 20 de outubro.

Feira de Troca de Livros

Outra atração na Semana da Cultura será a Feira de Troca de Livros, que será de 12 a 17 de setembro, das 8h às 20h, no espaço da Biblioteca Pública Municipal.

Para participar, basta trazer livros em bom estado de conservação, de qualquer gênero literário ou histórias em quadrinhos (HQs), infantil e adulto ou 1 kg de alimento não perecível. A troca será 1 por 1.

Não serão aceitos livros de carácter informativo (didáticos, técnicos, religiosos e revistas).

Os participantes poderão trocar seus livros e gibis na banca entre si.

A Semana da Cultura segue até o dia 18 de setembro (domingo). No Site da Prefeitura a programação estará sendo divulgada. Participe a entrada é franca.