Edição terá duas novas categorias e aumento no valor da premiação

A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação, abre, de 1º de setembro a 12 de outubro, as inscrições para o XVI Festival de Música Gomarábica.

As novidades este ano são a inclusão de duas novas categorias, Rock nacional e Samba e Pagode, e a premiação que aumentou o valor significativamente. O primeiro lugar receberá 3 mil, o segundo lugar 2 mil, e o terceiro lugar 1 mil reais.

O Festival será de 18 a 22 de outubro no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado, Teatro Sirinho.

Para o prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Marcio Matos, o Festival Gomarábica é uma tradição pois sempre fomentou e incentivou os artistas do município e da região, apresentando novos talentos e valorizando e premiando os vencedores do festival.

O secretário municipal de Cultura, Esportes e Recreação, Fabrício Flores, explica que o Festival também garante a contratação para eventos e festividades no Município.

O festival irá premiar artistas nas seguintes categorias, interpretação e composição em cada um dos estilos musicais. Serão premiados o 1º, 2 º e 3 º Lugar.

O número total de vagas para os artistas participarem correspondem ao total de 96  vagas, delimitados em 12 participantes por categoria e estilo musical.

As categorias e estilos musicais devem obter uma participação mínima de 5 candidatos, as que não obtiverem o mínimo de participantes para gerar concorrência serão desclassificadas.

A programação consiste em 03 (três) fases: Eliminatória, Semifinal e Final.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas na Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação, no período de 01 de setembro de 2022 a 12 de outubro de 2022.

O  período de análise das inscrições de 13 de outubro a 17 de outubro.

São condições indispensáveis para a inscrição: a Leitura do Edital o qual regula o concurso, não podendo alegar desconhecimento dos fatos apresentados no referido edital.

Preenchimento completo da ficha de inscrição e anexos

Participação em apenas um estilo musical. Podendo inscrever o mesmo artista ou grupo nas duas categorias interpretação e composição.

O Edital sobre o XVI Festival de Música Gomarábica está publicado no Boletim Oficial do Município, edição 1998, de 29 de agosto de 2022,

Participação Regional

O festival está aberto a todos os Municípios que fazem parte da 2ª Regional de Cultura (AMCG), da qual o município de Telêmaco Borba é parte integrante.

Homenagem a Serafim Colombo Gomes, Gomarábica

O  Festival  Gomarabica  é  um  evento  de  grande  porte,  em  homenagem  ao  compositor,  radialista,  e  sertanejo  Serafim  Colombo  Gomes,  que  elevou  a  música  sertaneja  local  nos  anos  60  se  tornando  campeão do maior Festival de música do país daquela época na cidade de São Paulo.

E com esse espírito de  celebração  que  o  festival  Gomarábica  foi  criado,  para  elevar  a  música  os  artistas,  principalmente nossos talentos locais. O  desenvolvimento  de  outros  gêneros  musicais  e  os  movimentos  de  expressões  culturais,  trouxe  a  necessidade  da  adaptação  para  a  abertura  de  novas  categorias,  buscando  incentivar  todas  as  demonstrações artísticas da esfera musical do município e da região,  a Secretária de Cultura, Esporte e Recreação busca aprimorar suas atividades, dessa forma mantendo o compromisso findado no ato de criação do Festival, oportunizar a valorização da nossa música através da participação e premiação dos artistas em um evento cultural de caráter regional .