A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) por meio da Divisão de Cultura, vai lançar na segunda-feira (20), às 10 horas, o Projeto Museu Itinerante. A solenidade será na sede da Prefeitura de Telêmaco Borba.

O Museu Itinerante foi uma ação proposta na 19ª Semana Nacional de Museus e objetiva levar um pedaço da história do município, concentrada no Museu Histórico Municipal (MHM), para lugares e espaços próximos a comunidade para que ela possa conhecer e contribuir para o resgate e preservação de objetos.

O Projeto também prevê democratizar a história local, possibilitando que o munícipe possa auxiliar nessa construção, que não é realizada somente por técnicos, mas por uma sociedade, uma comunidade, a qual tem sua cultura especifica em cada época vivida.

O Projeto Museu Itinerante, vem para romper com as barreiras estruturais, físicas, culturais e sociais democratizando o saber e a informação, proporcionando reflexões acerca da história, da sociedade local, instigando questionamentos, análises, sobre o presente e o passado.

A técnica em Artes e Cultura, Adriana Andrade, explicou que após o lançamento, a exposição do Museu Itinerante, composta por peças do acervo histórico do Dr. Feitosa, ficará para apreciação do público no hall principal da Prefeitura até o dia 30 de setembro. Após esse prazo o acerto exposto no Projeto retorna para o MHM.

O secretário de Cultura e também presidente da Comissão Especial responsável pela organização e restruturação do Museu, Fabrício Nunes Flores, esse projeto é o início das primeiras etapas da reestruturação do Museu.

 

Comissão

Fabricio Nunes Flores, como presidente, (Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação)

 Mateus Correa Leite (Secretaria Municipal de Administração)

 Adriana Cristina de Andrade (Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação)

 Marcos Afonso (Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação)

 Anilton Batista Preto (Secretaria Geral do Gabinete)

 Leticia M. Ribinski (Secretaria Geral do Gabinete)

 Jacqueline A. Lemes Prestes (Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação)

Luciana Ramos Lemos (Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação) 

 Kamila Tozetto Biscaia Miranda (Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação)

Cinthia Benck (Historiadora)

Faça seu comentário!