A Comissão organizadora do Festival Gomarábica se reuniu na quinta-feira (5) para discutir a realização do evento.

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER), o Festival irá selecionar, avaliar e premiar artistas da música Sertaneja e da MPB, em duas categorias: Composição e Interpretação.

O Festival de Música será realizado de forma on-line de 25 a 30 de outubro.

GOMARÁBICA

Serafim Colombo Gomes, mais conhecido pelo pseudônimo Gomarábica, foi um humorista, radialista e compositor brasileiro, que contribuiu com a música regionalista brasileira, fazendo sucesso nas décadas de 1960 e 1970. É o autor do sucesso Poeira, além de outras composições.

Após se apresentar no circo em diversas cidades do Brasil, muda-se para o estado do Paraná e fixa-se residência em Telêmaco Borba. Inicia-se então os trabalhos como radialista na Rádio Sociedade Monte Alegre.

A composição de autoria de Serafim Colombo Gomes e Luis Bonan, foi premiada por vencer o "1° Festival de Música Sertaneja” promovido pela Rádio Nacional de São Paulo, em 1968. Esta música foi cantada primeiramente pelo Duo Glacial, uma dupla de cantores paulistanos de música sertaneja. Essa canção foi então também gravada por Sérgio Reis e foi utilizada ainda na abertura do filme O Menino da Porteira, filmografia de grande sucesso na época. Posteriormente foi gravada e regravada por inúmeros artistas como Raimundo Fagner, Xavantinho, Sérgio Reis, Pena Branca, Inezita Barroso, Chrystian & Ralf, Daniel, entre outros.

Ele chegou a ser candidato a vereador no município de Telêmaco Borba, no Paraná, ficando como suplente.

Por uma iniciativa da Prefeitura de Telêmaco Borba, criou-se o Projeto Gomarábica com o intuito de incentivar e valorizar os artistas locais. Foi implantando também o Festival Gomarábica, com periodicidades anuais, buscando promover a música regional, a competição entre artistas, premiando assim os melhores classificados com o Troféu Gomarábica.