O Dia Nacional do Escritor foi instituído em 25 de julho de 1960. Esse dia é reservado para homenagear os escritores brasileiros.

A data foi escolhida pelo ex-ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido, na realização do I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE).

A partir desse ano, o dia 25 de julho é comemorado em todo o País. Para comemorar e lembrar as pessoas responsáveis pela nossa história, cultura, entretenimento e conhecimento são organizados eventos que buscam valorizar os autores da literatura brasileira e incentivar a leitura de suas obras.

Mas nesse ano atípico, os eventos estão restritos, principalmente nas escolas, que são responsáveis pela realização de atividades que comemoram datas importantes como a do Dia do Escritor.

O país tem grandes nomes na literatura, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, Paulo Coelho que são reconhecidos também em outros países. O município também tem escritores de destaque que merecem as homenagens do dia.

A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) parabeniza todos os escritores do município.

Dia Nacional do Escritor

O Dia Nacional do Escritor surgiu por meio de uma portaria, assinada em 21 de julho de 1960, do então ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido (1904-1967). A escolha do dia 25 de julho para a comemoração do Dia Nacional do Escritor ocorreu porque, naquele ano, nessa data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001).

Por considerar o 25 de julho uma data significativa em função da realização do festival patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE) e pelo fato de que, segundo o ministro, essa instituição “tem prestado à cultura nacional relevantes serviços, estimulando as letras e defendendo os direitos de quantos a elas se consagram”, instituiu o Dia Nacional do Escritor, com o objetivo de homenagear escritores de todo o país.