A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) deram início ao planejamento do Projeto “Museu Itinerante”, ação proposta na 19ª Semana Nacional de Museus.

O encontro na Escola Municipal do Campo Santos Dumont, na terça-feira (13), foi para apresentar o projeto que tem os objetivos de levar o acervo do Museu Histórico Municipal (MHM) e o significado da instituição museológica aos alunos das escolas municipais.

A meta principal do Projeto é realizar uma educação museal às crianças do ensino fundamental, disseminando e enaltecendo a história e a memória do município.

O primeiro encontro, com membros da Comissão Especial do Museu Histórico Municipal (MHM) (Adriana Andrade/Cinthia Benck/Marcos Afonso), tratou as estratégicas para as escolas receberem o Projeto.

“O diálogo entre o grupo subsidiou informações relevantes para a equipe que irá coordenar e acompanhar as fases de todo o Projeto. O Projeto não é algo engessado com regras estabelecidas, mas preza pela democracia das ideias e sugestões dos envolvidos e visa respeitar as necessidades educacionais atuais, assim como as disciplinas que farão parte do processo e desenvolvimento”, pontuou a técnica em Artes e Cultura, membro da Comissão Especial do MHM, Adriana Andrade.

Ela disse que o objetivo do projeto é formar um público que frequente o Museu e que participe da construção e preservação da história, da memória coletiva, essencial para que o sujeito se encontre e se reconheça na sociedade.

A diretora da Escola Santos Dumont Danielli Altino Moraes pontuou a atual realidade educacional como a primeira questão a ser pensada e avaliada na primeira etapa dos trabalhos.

Na primeira fase, o Projeto irá oferecer uma capacitação aos professores da escola, com intuito de oferecer subsídios para as atividades das próximas etapas.

O Projeto “Museu Itinerante” terá seu piloto desenvolvido, primeiramente, em escolas de tempo integral. “As escolas da rede municipal sempre estão receptivas a receber projetos, e as escolas de tempo integral são espaços ideais para desenvolve-los”, frisou a coordenadora da SME Elisangela Bueno. 

Para o secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabricio Nunes Flores, projeto pretender formar um público frequentador do MHM. “Essa é uma ação do Museu Histórico Municipal, que nós da Secretaria, vamos semear nas escolas, em parceria com a Educação”, destacou. Fabrício agradeceu a receptividade da Secretaria de Educação e da Escola Santos Dumont.

A historiadora e também membro da Comissão Especial, Cinthia Benck, da importância da reunião que desenvolveu ações multidisciplinares entre as secretarias envolvidas. “Vamos traçar ações pedagógicas que serão implantadas pelo Projeto “Museu Itinerante”.

A Comissão Especial criada pela Portaria nº 4546 irá acompanhar e fiscalizar todas as ações que envolvam o MHM e o Projeto “Museu Itinerante” é apenas o começo dessa caminhada em prol de uma sociedade que preserva e tem orgulho em ser cidadão telemaco-borbense.

 

 

 

 

Faça seu comentário!