A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) e a Divisão Cultural, divulga mais um projeto contemplado no Edital de chamamento público nº 013/2020 “Seleção de Projetos/Conteúdo Digital Aldir Blanc”.

“Oficina – Hip-Hop” foi o escolhido. Do artista telemacoborbense Jonathan Vinicius Costa (Russo), o Projeto traz quatro blocos de vídeos on-line com diversas oficinas sobre o Hip-Hop e são transmitidos pelas redes sociais da SMCER e do artista.

Currículo

Jonathan Vinicius Costa, 32 anos, natural de Telêmaco Borba, conheceu o movimento Hip-Hop em Curitiba, em meados de 2000. No bairro, onde morava havia um grupo de rap formado por 2 MC's e um DJ, impressionado com o equipamento em que o DJ estava utilizando para fazer os scratch quis conhecer mais. Ao retornar para Telêmaco Borba, percebeu que o movimento estava começando ainda de forma tímida.

Decidiu se aprofundar no assunto, e descobriu que era um conjunto de expressões artísticas, composto por quatro vertentes, o DJ, o MC, o Breack dance e o Grafite.
Foi se aprofundando em cada um dos subconjunto e, iniciou em 2003 com o grafite, porém não seguiu adiante.

Então em 2007, começou a rimar de forma improvisada, apenas por brincadeira e assim foi evoluindo. Em 2009, um amigo o instigou a escrever e gravar sua primeira música “Hospício Social”, era uma crítica a realidade socioeconômica que o município se encontrava na época.

Assumiu o nome artístico Russo MC e novas letras foram sendo escritas e gravadas, até que em 2016, junto com mais alguns amigos criaram o movimento artístico e cultural chamado Cria da Rima que tinha como objetivo levar o Hip-Hop para a comunidade. Promoveram eventos de forma independente na cidade e o movimento chegou ao fim em 2018.
O desejo de disseminar a cultura Hip-Hop continuou viva e então idealizou o Projeto “Oficina de Hip-Hop” que tem por objetivo inserir os jovens à cultura e disseminar de forma macro o que cada vertente abrange. Com vídeo-aulas, os alunos aprendem os primeiros passos e conheçam o que é o Hip-Hop e como dar um startup na vertente que mais se identificar dentro da cultura do Hip-Hop.

Mais informações sobre a Lei Aldir Blanc e os contemplados em Telêmaco Borba podem ser acessados pelo link http://www.telemacoborba.pr.gov.br/informacoes/lei-aldir-blanc.html

 

Vídeos aulas bloco 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba