O Dia do Orgulho LGBTQIA+ comemorado nesta segunda-feira (28) terá uma série de palestras on-line sobre o tema.

As ações, que seguem até a quarta-feira (30), foram programadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER).

Nesta segunda-feira (28), às 19 horas, Elyson Gomes fala sobre o significado da sigla LGBTQIA+. Elyson é chefe da Seção de Lazer da SMCER.

A segunda palestra da noite, às 20 horas, terá o tema “Todos são iguais perante a lei. Reconhecimento dos direitos dos LGBTQIA+” com Lorena Lopes Benck e Andréia Toledo Nunes Rocha.

Lorena é vice-presidente da Comissão dos Advogados Iniciantes da Subseção de Telêmaco Borba, atuação em Direito da Família e Criminal. Andréia é presidente da OAB/Subseção Telêmaco Borba e especialista em Direito Aplicado e Previdenciário.

As palestras terão sequência na terça-feira (29) e quarta-feira (30).

A Semana do Orgulho LGBTQIA+ têm o objetivo de ajudar a combater o preconceito e marcar a luta pelo reconhecimento dos direitos civis de toda a comunidade dos LGBTQIA+ para a construção de uma sociedade livre de preconceitos independente da orientação sexual e identidade de gêneros

 

A Rebelião de Stonewall

Em 28 de junho de 1969, uma das mais importantes rebeliões civis da história se inicia no Stonewall Inn, em Greenwich Village, nos Estados Unidos. Gays, lésbicas, travestis e drag queens enfrentam a força policial em um episódio que serviu de base para o Movimento LGBT em todo o mundo.

Conhecido como a Rebelião de Stonewall (ou Stonewall Riot, em inglês), o episódio durou seis dias seguidos como uma resposta contra a ação arbitrária e preconceituosa do efetivo policial, que tinha como rotina a promoção de batidas e revistas de cunho humilhante nos bares e boates gays da cidade de Nova York.

Uma das principais consequências da rebelião foi a criação de dois importantes grupos para a história do Movimento LGBT: o Gay Liberation Front (GLF) e o Gay Activists Alliance (GAA).

Já para a vertente transexual, apesar de não haver consenso sobre um episódio específico, a criação da publicação Transvestia: The Journal of the American Society for Equality in Dress, do ano de 1952, foi um marco importante para a luta trans nos Estados Unidos. Isso sem contar que a própria Rebelião de Stonewall contou com a participação importantíssima de duas travestis: Sylvia Rae Rivera e Marsha P. Johnson.

Por fim, a articulação do movimento lésbico ganhou muita força durante a segunda onda feminista, que abrangeu as décadas entre os anos 1960 e 1980. Dentro do próprio movimento feminista, a crescente tensão entre as mulheres heterossexuais e as mulheres lésbicas fez com que, aos poucos, elas se auto organizassem em sua própria luta.

Hoje, o Movimento LGBTQIA+ abrange diversas orientações sexuais e identidades de gênero de modo que, mesmo sem uma organização central, promove diversas frentes de luta pelos direitos civis da comunidade.

Faça seu comentário!