Durante o último recesso, a Biblioteca Pública Municipal esteve em trabalhos internos, com a realização de um inventário de todo o acervo. Desde o início da informatização em 2008, ainda não havia sido feito uma checagem de todo o acervo. Verificou-se minunciosamente que ao todo são 22.528 livros registrados no sistema, que está 100% informatizado.

Entretanto, durante a checagem constatou-se 499 livros desaparecidos, os quais não foram emprestados.  Também 429 livros emprestados e que até o momento não foram devolvidos, a grande maioria com anos de atraso.

“Contudo a biblioteca não cobrando multa, livros que foram emprestados em 2017 e já se passaram quatro anos e ainda não foram devolvidos, mesmo com ligações que muitas vezes o número já não existe mais, cartas que a pessoa já não reside no endereço, mas o registo do atraso está no sistema e a falta do livro faz falta a um outro leitor”, explica o bibliotecário, Antonio Marcos Afonso, responsável pelo setor.

Mas, segundo ele, nem todas notícias são tristes. “Temos novidades, estamos em um processo de compras demais de 1.200 livros, investimento de mais de R$ 60 mil reais pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, além de brevemente a Biblioteca passar para um espação próprio com mais qualidade aos leitores”, complete Afonso.

Para mais informações sobre a Biblioteca Pública Municipal, comunique-se via whatsApp (42) 3904-1526.