De 18 a 22 de setembro o Museu Histórico de Telêmaco Borba, anexo ao Centro Cultural Eloah Martins Quadrado, estará recebendo alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino.

As visitas fazem parte da 11ª Primavera dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que mobiliza cerca de 900 museus existentes no Brasil.

O objetivo, explica o bibliotecário da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER) Antônio Marcos Afonso, é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitantes bem intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A ORIGEM

O Museu Histórico Municipal foi criado pelo projeto de lei nº 103/75 de 29 de julho de 1975, por iniciativa do vereador Frederico Mercer Guimarães.

O prefeito Dr. Dinizar Ribas de Carvalho foi quem sancionou a Lei nº 357 , em 09 de setembro de 1975, autorizando a criação do respectivo Museu. Mas, só foi aberto oficialmente à população no dia 17 de março de 1994, na gestão do prefeito Dr. Paulo Cezar Nocêra e da secretária de Cultura, Valkíria Betassi Nocêra.

O trabalho do Museu tem como principal meta, levar a informação e o resgate da Memória Cultural de um povo, evidenciando desta forma, a tradição e a cultura da nossa comunidade.

Hoje consta no acervo do Museu Histórico de Telêmaco Borba, instalado nas dependências do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura) 423 peças catalogadas.

Foto (Samuel Carneiro/SMCER) – O bibliotecário Antonio Marcos Afonso explica aos alunos que visitam o Museu Histórico de T. Borba a importância de cada material presente no acervo, entre eles a Galeria dos Prefeitos que administraram Telêmaco Borba.