A exposição Regresso ao Futuro, do artista Bruno Cruz, abriu a 19ª Semana Nacional de Museus. Iniciada na segunda-feira (17), a Semana segue até domingo (23) com diversas atrações on-line.

Bruno Cruz vem se destacando na cidade e traçando sua história nas artes visuais desde muito jovem. Recentemente foi contemplado através da Lei Aldir Blanc/2020, com um projeto de artes visuais direcionado a pintura.

A partir da divulgação desse projeto e do percurso notório do artista local, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) fez o convite ao artista para fazer uma exposição individual no cronograma de atividades da 19ª Semana Nacional de Museus.

O convite foi aceito e nasceu a parceria com o Museu Casa Alfredo Andersen, que proporcionou mentoria, curadoria direcionada ao processo de criação do artista, propiciando desta forma, a reinvenção da poética do artista a partir da técnica e da inserção na obra de símbolos visuais do atual contexto contemporâneo, tornando concreta a exposição Regresso ao Futuro.

A técnica em Artes e Cultura da SMCER, Adriana Andrade, destacou a importância de parcerias. "A parceria entre as instituições, esse estreitamento de relações, de laços artísticos, só tem a contribuir com o cenário artístico local, e neste sentido vem agregar conhecimento e troca de experiência a toda equipe envolvida nas ações da 19º Semana Nacional de Museus”, enfatizou.

Adriana ressaltou que trabalhar ao lado do artista foi algo especial e gratificante. “A obra do Bruno é ímpar e seu nome vai fazer história e ser lembrado entre os que virão. É um orgulho para todos nós da equipe, e acredito que para a cidade como um todo, ter um representante das artes visuais tão jovem e talentoso. Um Van Gogh telemaco-borbense, ruivo e simpático”, finalizou.

Para o artista, o convite para a exposição foi algo muito gratificante. “É um reconhecimento da minha arte e participar pela primeira vez da Semana Nacional de Museus é um divisor de águas na minha carreira”, disse.

O artista relatou a felicidade de ser acolhido pelo município de naturalidade e frisou que ser contemplado na Lei Aldir Blanc o fez acreditar no seu potencial e o encorajou de investir de forma profissional em sua carreira.

O município de Telêmaco Borba destaca-se nesta 19ª Semana Nacional de Museus com uma programação que está em acompanhamento pela equipe do COSEM/PR.

A SMCER agradece todos os envolvidos na organização do evento e convida a todos os munícipes para prestigiarem a Semana que será encerrada no domingo (23).

O evento conta com atividades totalmente gratuitas e online.

É necessário que os interessados realizem a sua inscrição no site para fins de certificado.