Na quinta-feira (15), Dia Mundial da Arte, a equipe de Cultura em conjunto com a responsável pelo museu histórico de Telêmaco Borba, Leticia Ribinski, visitaram o museu histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior, onde foram recebidos pela gerência cultural da Prefeitura de Tibagi.

 O território onde se encontra hoje a cidade de Telêmaco Borba pertencia até os anos de 1963 ao município de Tibagi. Em 5 de julho de 1963 através da Lei Estadual n° 4.738, foi criado o município e emancipado e instalado em 21 de março de 1964.

Segundo o gerente cultural de Tibagi, Scilas Oliveira : “O intercâmbio cultural entre Tibagi e Telêmaco Borba é muito importante, pois ambos tem uma história em comum passada e essa troca de experiências e a visita deles buscando também esse passado só vai contribuir para o desenvolvimento cultural de Telêmaco”, ressalta.

Esse resgate traz histórias e culturas diferentes pré-emancipação política do município, que pertenceram e formaram o nosso território e a unidade cultural do povo telemaco-borbense, além de promover esse resgate cultural a visita também teve o objetivo de contemplar o museu Histórico de Telêmaco Borba, agregando a história e também o nosso acervo de peças históricas do museu.

O museu Municipal de Telêmaco Borba irá participar da 19° Semana Nacional dos Museus, e apresentará nessa data o resultado desse resgate através da publicação do “ Acervo Digital – Museu Histórico de Telêmaco Borba” que contará com a publicação e descrição das peças do nosso museu e também das peças que se encontram no museu de Tibagi e que também contam a história do nosso Município.  

Matéria no site da prefeitura de Tibagi sobre a visita :

 https://tibagi.pr.gov.br/noticias/museu-de-tibagi-recebe-visita-de-equipe-cultural-de-telemaco-borba

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba