A Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) dará início no mês de março de 2021 a publicação e divulgação dos Projetos Contemplados através dos recursos da Lei Aldir Blanc – Lei Emergencial da Cultura, Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020.  O governo Federal disponibilizou o valor de R$ 568.633,81 para serem empregados nos incisos II e III conforme discorre a Lei.

A Lei foi aplicada nas suas normas através do Edital de Subsídio para as empresas do município no valor de R$ 114.000,00 e dos outros 10 editais de Fomento no valor total de R$ 454.633,81 para os artistas locais, no mandato do secretário de Cultura Esporte e Recreação Wanderley Carneiro.  E se mantém em fase de execução conforme o edital de “Seleção de Projetos” no valor de R$160.000,00; que após conclusão, se dará a prestação de contas já no mandato do Secretário interino Fabricio Flores.

Para sua otimização, a comissão responsável pela efetivação da Lei, assim como o Conselho Municipal de Cultura na época, representado pela presidente Jaily Ketty Neves,  contou com o auxílio da equipe da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) através do canal WhatsApp tira dúvidas e pela área técnica de Cultura do Núcleo de Desenvolvimento Social da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) representada pela técnica Ana Clarissa Fernandes, que proporcionaram materiais informativos, lives e tutoriais para melhor encaminhamento da Lei no Município.

Assim como a comissão responsável pela operacionalização da Lei, contou com apoio da área jurídica e da controladoria do município para que os trâmites necessários fossem realizados com agilidade e eficiência.

A área técnica de artes e cultura do munícipio representada pela técnica Adriana Andrade comenta que a aprovação da Lei Aldir Blanc  neste período da Pandemia foi um grande ganho para área artística e cultural em âmbito nacional, ressalta que “os recursos provenientes da Lei Aldir Blanc abarcaram uma parcela significativa de artistas em nosso munícipio. Foi uma conquista conjunta que nos proporcionou orgulho em contemplar tantos talentos”.

O secretário Fabricio Flores, na época chefe de Divisão de Esporte, afirma que a SMCER trabalhou para efetivar a divulgação dos editais a tempo de contemplar os artistas, artesãos, escritores, fotógrafos, dançarinos entre outras categorias artísticas e culturais. “ Foi um trabalho bonito de acompanhar, onde a equipe da Divisão de Cultura , assim como o Conselho Municipal de Cultura, não mediram esforços em prol da efetivação da Lei em nosso município”.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação convida toda sociedade telemacoborbense a acompanhar a partir do mês de março, o resultado dos projetos e apreciar os trabalhos que foram desenvolvidos pelos artistas locais. A Divisão de Cultura sugere a todos estarem atentos as redes sociais nas quais trazem maiores informações sobre os outros contemplados nos editais confira os proponentes ganhadores.

Link do facebook e link da transparência sobre a Lei Aldir Blanc. CLIQUE AQUI