A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER), através da Divisão Cultural, promoveu, na sexta feira (12), as outras duas ações de Carnaval propostas no calendário da pasta.  Ambas permearam a temática da conscientização dos novos hábitos em virtude da pandemia para o feriado de Carnaval.

A primeira ação realizada na manhã do dia 12 pelo “Bloquinho dos Isolados” da SMCER ocorreu no semáforo em frente ao Centro Cultural Professora. Eloah Martins Quadrado. O bloquinho constituído por três servidores da pasta da Cultura, esteve encenando e representando para os pedestres e para o trânsito que circulavam pelo local, cenas do nosso dia a dia que precisavam de mais atenção e cuidados redobrados no feriado de carnaval; como o uso da máscara, do álcool nas mãos e do distanciamento.

A ação também incentivou a população através das redes sociais para que na data do feriado de carnaval curtissem a folia no conforto das suas casas, sem gerar nenhum tipo de aglomeração, e conscientizar sobre a “não” participação nas festas clandestinas.

Para esta ação a SMCER teve o apoio da TBTran, a qual contou com o trabalho das profissionais Rosana Rocha, Fabiana Mendes e Rosana Lima, as quais ‘entraram na brincadeira’ e ajudaram a conscientizar os pedestres e o trânsito, além de prestar a segurança que a ação precisou. Pois quando se fala em trânsito e segurança também fala-se em cultura cidadã.

A maioria dos pedestres e condutores que passaram pelo local entenderam a mensagem e aderiram positivamente a ação. Com risos e descontração os profissionais tornaram o primeiro dia de carnaval em uma folia repleta de conscientização.

A segunda ação do “Bloquinho dos Isolados”, ocorrida no período da tarde, teve por finalidade a atitude de fortalecer o gesto do distanciamento no ambiente de trabalho dos profissionais da rede municipal, e também incentivar o espírito de equipe neste novo formato de convivência, cada um em sua estação de trabalho. Nesta ação, os profissionais da Cultura visitaram as secretarias que aderiram ao dia da fantasia, com blitz do uso da máscara e o recolhimento dos alimentos não perecíveis doados pelos participantes e que foram destinados a Ação Social.

“Entendemos que o momento precisa de cuidados redobrados e muita conscientização por parte da população. Porém, para pasta da cultura que tanto foi afetada pela pandemia, em suas atividades presenciais para nossa comunidade, a ação promovida pela Divisão Cultural, alegrou a data de forma consciente e trouxe novamente um pouco de esperança a todos que vivem e fomentam a arte e a Cultura”. Comenta o secretário municipal de Cultura, Esporte e Recreação, Fabricio Flores”.

Os profissionais da SMCER agradecem a toda população que aderiu as mensagens de conscientização que foram preparadas com carinho e diversão para comemorar de forma consciente a data do carnaval e lembram que ainda o momento é de alerta, e devendo continuar o distanciamento, o uso da máscara e álcool nas mãos.

A performance da personagem Catrina (ícone da cultura mexicana) que simbolizou a vida e a morte para esta ação, contou com o protocolo de cuidados para realizar em alguns momentos a encenação sem o uso da máscara.

Participação das secretarias municipais, como a Secretaria de Administração:

texto - Divisão Cultural.