Novo encontro envolvendo os municípios da AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais) ocorreu em Jaguariaíva na terça-feira (15). Compareceram representantes de Cultura de Carambeí, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Arapoti, Sengés, Ivaí, Ortigueira, Telêmaco Borba, Tibagi, Palmeira e Ventania, além de membros da Assessoria de Turismo e Cultura da AMCG.
Os participantes foram recepcionados no Museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo, passaram pela Escola de Música Elzita Jorge Cunha e depois se reuniram no Cine Teatro Valéria Luercy. No museu os visitantes conheceram um pouco da trajetória da família Matarazzo, através do acervo do antigo Palacete Matarazzo e trabalho dos historiadores do município. Também prestigiaram a exposição em andamento, com "Recordando nossa infância: o ato de brincar", com brinquedos de época. A programação cultural encerrou com apresentações da Fanfarra Municipal e alunos da escola de música. Logo em seguida houve discussão de programação em conjunto e troca de informações entre os colegiados.
Abriu a reunião o diretor do Departamento de Cultura de Jaguariaíva, Luis Alberto da Silva. Ele contou o caso de sucesso jaguariaivense, que nos últimos anos deu um grande salto na infraestrutura e opções de eventos, projetos e espaços culturais para a população.
A transformação de prédios que estavam em ruínas - como o Condomínio Matarazzo e o Espaço Cultural Maria Timm, em belos locais para atividades culturais, a revitalização do Palacete Matarazzo e a criação do museu municipal e bibliotecas são alguns exemplos da visível mudança vivida por Jaguariaíva nos últimos anos nessa área.
Presente na reunião, a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Alcione Lemos, destacou que o município conta com pequeno orçamento para investir e manter a área da Cultura, contudo o planejamento das ações, otimização dos recursos e visão empreendedora da administração municipal tornou possível apresentar os resultados hoje vistos e desfrutados pela população. Ela também falou de perspectivas, entre elas a de instalação de escola e galeria de artes plásticas do município, proposta já em fase de viabilização pelo prefeito José Sloboda.
Pauta – Conduziu a reunião o presidente da 2ª Regional de Cultura - Regional Associação dos Municípios da Região dos Campos Gerais (AMCG), Luiz Alberto da Silva, de Telêmaco Borba. Em pauta ele colocou assuntos como o papel de cada município na 4ª edição da Mostra Itinerante de Artes Plásticas dos Campos Gerais; 4ª edição do Concurso de Fotografias "Imagens dos Campos Gerais", que neste ano aborda a gastronomia regional; 2º Festival Nacional de Contadores de História, a ser realizado em Ponta Grossa; Lei de criação do Conselho Municipal de Cultura (com participação da sociedade civil) e instituição do fundo municipal de cultura e Sistema Nacional de Cultura (SNC).

FONTE: Assessoria de Comunicação de Jaguariaíva