A 2ª Regional de Cultura do Paraná, AMCG Cultura, recebeu na tarde desta quinta-feira (9) integrantes da Secretaria de Estado em reunião realizada na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais. As integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Cultural, Darli Machado SantAnna e Tatiana Garcia Albach, apresentaram os projetos que serão executados nos próximos meses aos gestores da pasta da região.

No encontro, Tatiana ressaltou a importância do contato direto com as regionais para a descentralização da cultura no Estado e disse que a Secretaria está à disposição dos municípios para auxiliar na criação dos Sistemas Municipais, com a adequação de um Plano, Fundo e Conselho da Cultura, já que poucas Prefeituras já se adequaram a exigência do Ministério da Cultura (Minc). "É uma exigência para que os sistemas em todo o Brasil sejam unificados", explicou, já disponibilizando material de apoio do Minc.

Integrante da coordenadoria da Ação Cultural, Tatiana citou a Virada Cultural do Paraná - realizado com recursos do Detran, que faz durante os eventos oficinas de educação para o trânsito - e o projeto Agentes de Leitura que terá início, com o projeto piloto, em quatro municípios do Paraná: Pinhais, Apucarana, Foz do Iguaçu e Paranaguá. "O critério para a escolha dos municípios foi terem mais de 100 mil habitantes e um grande número de crianças em situação de vulnerabilidade", explicou, lembrando que a proposta de fomento à leitura e à formação de mediadores, terá início em setembro.

A coordenadora citou ainda o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) que trata do Fundo Estadual de Cultura e do Incentivo Fiscal. "O Fundo ainda está em processo de regulamentação e através do Incentivo já abrimos um edital que teve mais de 700 propostas", conta. Outro projeto apresentado foi a de Criação de polos culturais no Estado. "E vocês da 2ª Regional já saem na frente, pois já estão mobilizados", garante Darli.

A Incubadora Paraná Criativo também foi apresentada aos gestores da região. "É um escritório de apoio a empreendimentos criativos. Tem sede em Curitiba, mas está disponível para todo o Estado", destaca Darli. Dentro desta proposta e através do projeto Economia Criativa serão atendidos dez municípios do Paraná, sendo dois dos Campos Gerais: Ponta Grossa e Telêmaco Borba. "Estes municípios receberão cursos de empreendimento criativo, gestão financeira e técnicas de venda e palestras de liderança e empoderamento e formas de financiamento", adiantou, contando que estas ações devem ter início em agosto. "É uma estratégia de desenvolvimento para os municípios", finaliza.

Participaram da reunião da AMCG Cultura representantes de 14 municípios da região. O próximo encontro da 2ª Regional deve ocorrer no mês de agosto no município de Ortigueira.

Fonte – AMCG Cultura – www.amcg.org.br