A Polícia Civil, sob o comando do delegado Dr. Amarantino Ribeiro, compartilha com a comunidade os números relacionados à segurança pública registrados em Telêmaco Borba no ano de 2019.

No ano de 2019, foram registrados 8.066 Boletins de Ocorrência (B.Os) no município. Isso significa um aumento de 6% com relação ao ano de 2018, quando registrou-se 7.609 B.Os.


Comparando-se os dados de 2018 com 2019, nota-se que houve uma redução relevante no número de crimes violentos, principalmente homicídios (20,59%) e roubos (11,29%).


Tal redução tem explicação em diversos fatores, sejam eles relacionados diretamente a ações de segurança pública, sejam eles relacionadas a outras ações governamentais que impactam positivamente na segurança dos cidadãos, a exemplo de investimentos em educação, esporte, lazer e urbanismo com a revitalização de espaços de convívio comum e a consequente ocupação sadia de ambientes outrora dominados por criminosos.


Nesse contexto, a Polícia Civil contribui de forma sistêmica com a redução dos índices de criminalidade, investigando os delitos, prendendo marginais e realizando operações de grande monta estrategicamente planejadas visando combater os crimes que mais atingem a comunidade, como os homicídios, o tráfico de drogas e os roubos.


Entre as grandes operações realizadas pela Polícia Civil em Telêmaco Borba no ano passado está a “OPERAÇÃO 4x4” que durante 12 meses investigou e desestruturou uma Organização Criminosa atuante na região e que era responsável por roubos de caminhonetes, homicídios, tráfico de drogas e roubos a residências e estabelecimentos comerciais.


Até a prisão dos líderes dessa organização a cidade estava com um elevado índice de homicídios e roubos de caminhonetes, inclusive, igualados à cidade de Ponta Grossa que conta com uma população 4,5 vezes maior.


Com a conclusão da operação, o número de roubos de caminhonetes reduziu 58,33%, caindo de 35 veículos subtraídos em 2018 para 15 em 2019. Do mesmo modo, registrou-se uma acentuada redução no número de homicídios, proporcionando o fechamento do ano com uma queda de 20,59%, quando comparados com o ano anterior.


Novas ações estratégicas já estão sendo planejadas para 2020, dentre elas a criação de um Disque Denúncia 197 próprio da Polícia Civil e que receberá denúncias somente do município de Telêmaco Borba.


Esse sistema é um programa de computador de última geração adquirido com recursos da Prefeitura de Telêmaco Borba, no qual o cidadão fará sua denúncia diretamente a um sistema informatizado, sem precisar se identificar e no mais absoluto sigilo.


O objetivo da criação desse Disque Denúncia 197 próprio da Polícia Civil em Telêmaco Borba é para que o cidadão se sinta seguro em denunciar a prática de Homicídios e Tráfico de Drogas, sabendo que sua informação será analisada diretamente por investigadores da Delegacia da cidade.


Concluindo, neste ano de 2020 a Polícia Civil reafirma seu compromisso com a comunidade telemacoborbense em oferecer segurança aos cidadãos que aqui constroem seus futuros. Assim, contamos com a confiança e a participação de todos para que juntos possamos seguir no combate àqueles que insistem em infringir a Lei e incomodar os cidadãos de bem.

TELEFONES DA POLÍCIA CIVIL:

(42) 3910-1550
(42) 9821-9466 - WhatsApp
DISQUE DENÚNCIA ESTADUAL 181

NÚMEROS COMPARATIVOS DA SEGURANÇA PÚBLICA 2019 EM RELAÇÃO A 2018 EM TELÊMACO BORBA

 Fonte – 18ª Subdivisão Policial de Telêmaco Borba

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba