O prefeito, Dr. Márcio Matos, participou na manhã de terça-feira (22), nas dependências da FATEB, da troca de comando do 26º Batalhão da Polícia Militar. O major Marcos Ginotti Pires assumiu o comando com sede em Telêmaco Borba, no lugar do tenente-coronel, Luiz Francisco Serra, que foi transferido para o 2º BPM, com sede em Jacarezinho.

A cerimônia contou com várias autoridades militares do 4º Comando Regional da Polícia Militar, com sede em Ponta Grossa, autoridades do Poder Judiciário, delegados, vereadores, comerciantes, entre outros representantes da sociedade.

Quem conduziu a troca de comando, foi o tenente-coronel Edmauro Assunção, comandante da 4º CRPM. Além de transferir o comando, o tenente-coronel fez elogios ao comandante Serra, que permaneceu dois anos frente ao 26º BPM. “Foram excelentes serviços de combate à criminalidade, além do tratamento de forma harmoniosa com oficias e praças. Parabéns pela postura profissional. Que os demais sigam esse exemplo”, enalteceu. Ao novo comandante, o tenente-coronel, Edmauro, pediu iniciativa e comprometimento.

O tenente-coronel Serra recebeu cumprimentos e homenagens em nome da equipe do 26º Batalhão, e inclusive ao lado da sua esposa, Angela Silmara Teixeira, descerrou o seu retrato que ficará na galeria de comandantes. Sua esposa também foi homenageada, em sinal de agradecimento, juntamente com a esposa do Major Ginotti, Cintia Candido Ginotti Pires, que recebeu as boas-vindas.

Em seu discurso, o ex-comandante agradeceu pelos dois anos que permaneceu em Telêmaco Borba. “Aqui era o melhor lugar para eu estar. Tive muita camaradagem dos setores públicos e privado das cidades que comportam o Batalhão, e pudemos atender à comunidade. Também pudemos melhorar as estruturas do Batalhão, Companhia, Destacamentos e Pelotões, dando suporte aos nossos companheiros de farda para exercerem sua missão. Agora sigo para uma nova jornada”, afirmou, agradecendo à sua família, amigos e subordinados e também desejando sucesso ao novo comandante.

Dr. Márcio se mostrou muito grato ao trabalho que o tenente-coronel Serra realizou na cidade. “Foram dois anos que ele atuou com muita dedicação e humildade. Tivemos muitas conversas que interessavam a comunidade de Telêmaco Borba e os policiais. Tenho certeza que fará um grande trabalho em Jacarezinho”, agradeceu e também deixou claro que continuará a dar todo o apoio ao novo comandante. “O major Ginotti pode ter certeza que as nossas portas estão abertas para melhorar nossa segurança. Conte com o nosso apoio”.

Dr. Márcio recentemente recebeu o major Ginotti em seu gabinete. Na ocasião o novo comandante expressou sua vontade de fazer um bom trabalho na cidade. “Eu prezo muito pelo sentimento de pertencimento à cidade, a me integrar à sociedade. É um ambiente novo, em que vou me moldar para fazer o melhor. Ter habilidade para fazer o máximo com o que temos. Eu não quero ser passageiro. Quero trabalhar, pois tudo que eu fizer na área de segurança, eu ganho como cidadão, minha família ganha e todos ganham”, afirmou.

O comandante do 4º CRPM, lembrou que seu pai, tenente-coronel Benvindo Alves Assunção, na década de 1980, foi comandante da Companhia em Telêmaco Borba e que ele foi tenente aqui também. “Eu tenho um carinho por essa cidade e região e incentivo as operações para diminuir a criminalidade aqui”, comentou, parabenizando o delegado, Dr. Amarantino Ribeiro, pelo sucesso na Operação 4X4, realizada em setembro.

Tenente-coronel Assunção também apresentou os comandantes da região e declarou que essa região é um dos “braços fortes” da Polícia Militar no Paraná. Ele agradeceu o ex-comandante pela disponibilidade e elogiou o major Ginotti. “É um profissional que trabalhei junto. Muito comprometido, que logo receberá promoção”, antecipou.

A juíza da Vara Criminal de Telêmaco Borba, Adriana Correia dos Santos Artin, ressaltou o comprometimento do tenente-coronel Serra, enquanto esteve comandando o 26º BPM. “Esse compromisso reflete nos valorosos trabalhos que desempenham. Mesmo em épocas de crise, vem cumprindo com maestria do seu trabalho, sempre comprometido com os setores de segurança e a sociedade”, afirmou, agradecendo ao trabalho do ex-comandante e dando as boas-vindas ao major Ginotti.