Na manhã de quarta-feira (16), o prefeito, Dr. Márcio Matos, recebeu em seu gabinete o atual comandante o 26º Batalhão da Polícia Militar, Luiz Francisco Serra, e o futuro comandante, Major Marcos Ginotti Pires, que fizeram uma visita de cortesia para informar da mudança e apresentar o novo comandante.

O prefeito se mostrou muito contente com o novo comandante. “Nós vimos que é um oficial que tem muita vontade de trabalhar e quer se integrar a nossa cidade. Estou muito feliz com a sua disposição em fazer mais pela nossa segurança. E quero deixar claro que a Prefeitura se mantém de portas abertas para contribuir com as polícias Militar e Civil para termos uma Telêmaco Borba mais segura”, comentou.

Dr. Márcio também aproveitou para agradecer, o tenente-coronel Serra, pelos bons serviços prestados em Telêmaco Borba nos dois anos que permaneceu aqui. “Foi um trabalho de muitos frutos, com uma responsabilidade enorme com nossa cidade. Eu tenho muita gratidão pelo serviço que o comandante realizou em nossa cidade”, afirmou.

A troca de comando está prevista para acontecer no dia 22 de outubro, no auditório da Fateb. Porém o Major Ginotti já está se inteirando dos serviços do 26º BPM. Inclusive o major faz questão de se integrar à Telêmaco Borba. “Eu prezo muito pelo sentimento de pertencimento à cidade, a me integrar à sociedade. É um ambiente novo, em que vou me moldar para fazer o melhor. Ter habilidade para fazer o máximo com o que temos”, explicou.

O major trabalhou por dois anos no batalhão de Ponta Grossa, junto ao Comando Regional, onde foi chefe do Estado Maior do Estado do Paraná, e como comandante do 26º BPM, disse que pretende ficar um longo tempo na cidade. “Eu não quero ser passageiro. Quero trabalhar, pois tudo que eu fizer na área de segurança, eu ganho como cidadão, minha família ganha e todos ganham”, comentou, adiantando que pretende manter a parceria com a Prefeitura.

Participaram também da reunião o secretário geral de Gabinete, Nando Matos, e o chefe da divisão de Meio Ambiente, Antonio Trindade de Oliveira. O secretário inclusive teceu elogios à Polícia Militar e ao tenente-coronel Serra, e comentou dos serviços que a Prefeitura tem feito para colaborar com a segurança. “Nós estamos investindo em espaços de lazer onde antes eram terrenos abandonados, matagais. Vamos chegar a iluminação com 100% de lâmpadas LED, estamos criando o Centro de Segurança. São ações que darão frutos a médio e longo prazo”, opinou.

A recuperação e investimentos em espaços públicos foi bastante elogiada pelo futuro comandante, que citou que isso colabora em muito com a segurança e ajuda no trabalho dos policiais.

AVALIAÇÃO

O tenente-coronel Serra será transferido para o 2º BPM, com sede em Jacarezinho. Ele viu como muito positivo o seu comando na cidade. “Foi um período muito bom, onde desenvolvemos várias operações em parceria com a Polícia Civil, como a Operação 4X4 (realizada no dia 27/09), tiramos vários meliantes de circulação, criamos o Programa Prossiga, entre outras situações”, declarou.

Serra também elogiou a parceria com a Prefeitura, que para ele é essencial para o bom trabalho da corporação. “Essa parceria é essencial e foi fundamental para o andamento das nossas ações. A Prefeitura melhorou nossa estrutura local e isso melhorou a auto estima dos policiais, já que 85,3% do nosso efetivo são de outras cidades, e com isso são incentivados a permanecer aqui”, finalizou.