O prefeito de Telêmaco Borba Dr. Marcio Matos, a convite do comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM), tenente-coronel Luiz Francisco Serra participou na última sexta-feira, 10 de agosto, na sede do Batalhão, da solenidade de comemoração aos 164 anos da criação da Polícia Militar no Estado do Paraná.

Além do prefeito, o  evento foi prestigiado por diversas autoridades, empresários, familiares e amigos, teve a presença de frações de tropa representativas pela 1ª Companhia (1ª Cia) de Telêmaco Borba, 2ª Cia de Ortigueira, 3ª Cia de Reserva, 2º Subgrupamento de Bombeiros e Polícia Ambiental.

De acordo com a Comunicação Social do 26º BPM, 16 policiais e bombeiros militares receberam menções honrosas, 3 militares receberam referências elogiosas e 4 militares receberam elogios individuais.

Foram homenageados os valorosos policiais que tem a nobre missão de defender a sociedade contra o crime, preservando a paz e a tranquilidade, sentimentos almejados por todos nós, demonstrando assim grande dedicação à causa pública.

São eles:

1º Sargento Kogos

2º Sargento Nelson

3º Sargento Elvis

Soldado Rodolfo

Soldado Camargo

Soldado Procópio

Soldado Gemin

Soldado Everaldo

Soldado Negrão

Soldado Mathias

Soldado Betim

Soldado Lucinéia

Soldado Perez

Soldado Menarim

Soldado Scheremeta

Soldado Rafael

Soldado Reis

Soldado Leifman

Soldado Ismael

Soldado Maia

Soldado Christian

Soldado Ehlke

Soldado Lins

História

A Polícia Militar do Paraná foi criada como uma unidade de Caçadores, em 10 de agosto de 1854; com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da polícia militar paranaense mostra uma honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional.

Guerra do Paraguai

A Corporação ainda não se encontrava complemente organizada, quando teve de ceder parte do efetivo para a composição dos Corpos de Voluntários da Pátria. De imediato foi formada uma companhia onde incluíram os primeiros policiais. Essa unidade seguiu para o Rio de Janeiro e foi incorporada ao 4º Corpo de Voluntários. A seguir os oficiais saíram em diligência para interior do Estado, para recrutar e formar um novo Corpo; sendo reunido um efetivo apenas suficiente para completar três companhias. Essas companhias foram enviadas à cidade de Desterro (atual Florianópolis, SC) e reunidas a outras duas organizadas em Santa Catarina, compondo o 25º Corpo de Voluntários. Em Uruguaiana, RS, as tropas brasileiras foram reorganizadas; sendo o 25º CVP incorporado ao 31º CVP (organizado com o Corpo Policial da Capital Federal). Esse Corpo destacou-se como uma das melhores unidades na Guerra do Paraguai, e foi uma das últimas a ser desmobilizada.

Revolução Federalista

Para fazer frente ao avanço dos federalistas, o Regimento de Segurança (PMPR) foi colocado à disposição do Ministério da Guerra, e reunido ao 8º Regimento de Cavalaria e o 17º Batalhão de Infantaria do Exército, sob o comando do General Francisco de Paula Argolo.

Essa tropa deveria avançar sobre a cidade de Desterro, onde se concentravam os federalistas e os marinheiros sublevados da Revolta da Armada. Devido o iminente cerco por outras colunas móveis, o General Argolo decidiu recuar as tropas para Rio Negro, PR. Esse procedimento desagradou o Marechal Floriano Peixoto, levando-o a repassar o comando das tropas para o Coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro.

Nesse momento o Paraná já se encontrava sob ataque por diversas frentes. O Coronel Carneiro optou por criar uma linha de defesa concentrado na cidade da Lapa, até receber reforços de São Paulo. Esse reforço nunca chegou, e as tropas resistiram por vinte e seis dias a efetivos numericamente superiores. No dia 7 de fevereiro de 1894 ocorreu o mais violento combate, onde foram mortos o Coronel Carneiro, e o Coronel Dulcídio, Comandante do Regimento de Segurança. Em 11 de fevereiro a praça de guerra capitulou, mas a resistência não foi vã. Ela retardou os revoltosos; permitindo a concentração das forças legalistas, o que contribuiu para a manutenção do governo.

Fonte - Comunicação Social do 26º BPM.

 

Faça seu comentário!

Prefeitura de Telemaco Borba

TBTran Informa

  • Aviso de Infrações Pendentes

    A Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito (TBTran) informa os relatórios de avisos de infrações pendentes emitidos no Estacionamento Regulamentado (EstaR), no período de 19 e 20 de agosto de 2019

    Leia mais...