Em uma reunião a pedido do prefeito, Dr. Marcio Matos, com o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Walter João Marques Luiz, foi decido que haverá uma intensificação nas patrulhas e cuidados com as escolas do município, afim de evitar tragédias, como acontecidas recentemente em Blumenau e São Paulo.

De acordo com o chefe da Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito (DMSPT/TBTRAN), Jorge Luiz Vella Junior, o pedido foi prontamente atendido pela Polícia Militar, que já designou um reforço na Patrulha Escolar.

“Nós também determinamos à Guarda Patrimonial que haja mais cuidados com as escolas, intensificando o patrulhamento e também cuidando das entradas e saídas de alunos”, explicou Vella, acrescentando que ainda há o programa Cidade Vigiada, que tem centenas de câmeras instaladas em colégios municipais, o que permite a visualização e cuidado em tempo real das escolas.

O prefeito justificou o pedido de intensificação. “Já temos a determinação de cuidar das permanentemente das escolas, mas depois dessas barbaridades que aconteceram em São Paulo e Blumenau intensificamos ainda mais, para evitar que alguém tenhas a mesmas intenções monstruosas aqui em nossa cidade”, comentou Dr. Marcio.

Ele aproveitou para prestar condolências e solidariedade às famílias vitimadas nos atentados nas escolas. “Quando soube me bateu uma imensa tristeza. Eu só tenho que deixar os meus sentimentos por essa crueldade sem tamanho. Que Deus acolha as crianças, a professora em seus braços, e que acalente o coração dos familiares e amigos”, lamentou.

BOTÃO DO PÂNICO

O chefe da Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito explicou que já estavam com projeto pronto e já vão iniciar a instalação do “botão do pânico” em escolas e CMEIs do município, para que quando haja uma ocorrência, a Guarda Patrimonial e outras forças de segurança sejam avisadas e possa realizar o pronto atendimento à ocorrência.

Vella também explica que em breve entrará em funcionamento o telefone de emergência: 153. Com ele será possível relatar casos de emergência para a Guarda Patrimonial, TBTran e futura Guarda Municipal. “Nós estamos resolvendo os últimos trâmites com a Anatel e nos próximos meses ele já deverá funcionar”, finalizou.