O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Paulo Rogério Gomes, recebeu na quinta-feira (09), os representantes do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (DEPPEN): o diretor da Cadeia Pública de Telêmaco Borba, Edison Rickli e o monitor prisional, Danilo André Vicente, para debater sobre o convênio, que completa 08 meses no dia 21 de fevereiro.

O convênio, que foi uma indicação do vereador Felipe Pedroso, permite que os apenados prestem serviços para a Prefeitura e assim tenham redução da pena e sejam reinseridos socialmente através de atividades laborais e educacionais. Segundo o DEPPEN o convênio visa “promover a ressocialização dos apenados, conferindo-lhe participação ativa na sociedade, qualificando-o e transformando a sua realidade interior e exterior”.

Além disso, o DEPPEN afirma que com essas atividades laborais, os apenados podem encontrar sua vocação e contribuem de forma indireta com o desenvolvimento nacional, pois oferta a mão-de-obra, oportunidade de qualificação e participação no setor produtivo.

Atualmente 16 apenados prestam serviços para a SMOSP. “Para nós esse convênio é gratificante, pois temos uma ajuda extra em nosso trabalho e também ajudamos a cumprir um papel social, que é da reinserção dos apenados na sociedade. Estamos dando chance a eles aprenderem, terem uma profissão, um futuro emprego e não cometerem mais crimes”, afirmou o secretário, Paulinho.

Faça seu comentário!