O prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Marcio Matos, acompanhado pelo chefe da Divisão de Segurança Pública e Trânsito (DSP/TBTran), Jorge Vella Junior e pelo chefe da Guarda Patrimonial, Paulo Sergio Teixeria, participou na manhã desta terça-feira (17), de uma reunião com o comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM). O vereador Marquinho Almeida da Câmara Municipal esteve presente no encontro.

O evento, sob a presidência do comandante do 26º BPM, tenente-coronel Walter João Marques Luiz e o apoio do major Pablo de Oliveira Rodriguez, reuniu autoridades da região aconteceu no auditório do IFPR – Instituto Federal do Paraná Campus Telêmaco Borba.

Na oportunidade foram apresentadas as ações desenvolvidas e os resultados obtidos em 2022 e o alinhamento técnico das ações e projetos na segurança pública para este ano.

O 26º BPM abrange 10 municípios com uma população geral de quase 220 mil habitantes. O Batalhão tem a sede em Telêmaco Borba, onde está a 1ª Cia, a 2ª Cia atende os municípios de Ortigueira, Imbaú, Sapopema, Curiúva e Figueira. Enquanto que a 3ª Cia os municípios de Tibagi, Reserva, Ventania e Cândido de Abreu.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO 26º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

319 – Operações policiais militares

312 – Apoio a outros órgãos (escoltas em audiências, júris, médicas e auxílios assistenciais)

673 – Medidas protetivas de urgência

480 – Visitas rurais comunitárias

23.840 – Pessoas abordadas

12.320 – Veículos abordados

3.600 – Estabelecimentos comerciais abordados

798 – Pessoas presas/apreendidas

193 – Cumprimentos de mandados de prisão

154 – Veículos recuperados

1,7 tonelada de drogas apreendidas (1,66 tonelada de maconha, 157% a mais do que em 2021, 3,07 kg de cocaína, 26 comprimidos de ecstasay, 401 pés de maconha, 1,05 kg de crack e 13 pontos de LSD.

211 – Armas apreendidas (61 pistolas, 58 espingardas, 58 revolveres, 16 garruchas, 11 carabinas e 6 rifles)

63 – Homicídios (36 em Telêmaco Borba, 7 em Ortigueira, 7 em Tibagi, 3 em Reserva, 3 em Imbaú, 3 em Ventania, 2 em Curiúva, 1 em Cândido de Abreu, 1 em Figueira, e Sapopema não registrou homicídio).

11.820 – Boletins de ocorrências

5.750 com ilicitude e 8.569 sem ilicitude

12.479 – Notificações de trânsito

501 – Veículos apreendidos

347 – Boletins de acidentes – Bateu (Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado)

Patrulha Rural – ações de segurança na área rural da região

Operação com cães – Canil setorial

1ª Cãominhada do 26º BPM, 07 de maio

Trânsito – Pelotão de Trânsito - Campanha do Maio Amarelo

26º BPM – Rotam – Pelotão Rotam

Trabalhos com à comunidade (salvando vidas)

Doação de sangue, 29/12/2022.

Corrida do 26º BPM

Integração com as autoridades locais

Integração com a comunidade

Valorização do Policial Militar – Policial destaque do mês – Promoção de posto e graduação – Visita aos veteranos – Instrução

Valorização das policiais femininas

METAS PARA 2023

Objetivos Institucionais

Aumento de efetivo (CFP);

• Digitalização do sistema de radiocomunicação;
  • Emprego lógico em operações;
  • Planejamento de defesa das cidades;
  • Melhoria de infraestrutura do Batalhão;
  • Aumento e renovação de frota de viaturas;
  • Aquisição de equipamentos e armamentos;
  • Valorização do serviço policial (treinamentos, regularização de carga horária e reconhecimento do trabalho prestado, combate ao assédio moral e sexual, valorização da mulher, programas de prevenção saúde mental e física

Objetivos com a comunidade

Estreitamento na interação com as autoridades locais;

• Interação com as crianças em situações de vulnerabilidade;
  • Parcerias com as entidades CONSEGs, Bancos, Empresas Privadas;
  • Projetos sociais (prevenção às drogas, doações de sangue, aniversário de crianças, visitas asilos, escolas, empresas, prefeituras, fóruns, etc.)