O prefeito de Telêmaco Borba Dr. Marcio Matos acompanhou na manhã desta quinta-feira (11) na sede do 26º Batalhão a solenidade de aniversário dos 163 da Polícia Militar.

O evento foi presidido pelo tenente-coronel Carlos Alberto, e contou com as presenças do presidente da Câmara Maurício de Castro, do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Carlos Alberto Rodrigues, representantes da Fateb – Faculdade de Telêmaco Borba, ACITEL, entre outros.

Prestigiaram as comemorações os alunos da Escola Municipal Bento Mossurunga.

Na solenidade houve a apresentação da tropa, leitura de boletim de ordem do dia e as honras militares.

Ao final a ROTAM – Rondas Ostensivas Táticas realizou uma demonstração de controle de distúrbio civis e uma situação de abordagem a veículo e pessoa suspeitos de crimes.

HISTÓRIA - A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A função primordial da PMPR é o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Paraná integrando o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

A história da corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios do Paraná e sua atuação exerceu papel essencial no controle de revoltas militares internas (Revolução Federalista de 1893; Guerra do Contestado de 1912; a Revolta de 1924 e as Revoluções de 1930 e 1932), e até mesmo no maior conflito armado da América do Sul (Guerra do Paraguai).

Foto – (Wanderley Carneiro) – Policiais militares durante a apresentação dos 163 anos da Polícia Militar.

Fonte – Agência Estadual de Notícias