O 26º Batalhão da Polícia Militar (BPM) realizou na manhã de terça-feira (02), no auditório do Instituto Federal do Paraná, campus Telêmaco Borba, a aula inaugural para formação de 89 soldados, que serão lotados em Telêmaco Borba e região.

O curso terá duração de 10 meses e a primeira aula foi ministrada pelo promotor Rodrigo Sanches Martins, que explanou sobre a relação entre o Ministério Público e a Polícia Militar.

O comandante do 26º BPM, tenente-coronel Walter João Marques Luiz, começou seu discurso enaltecendo os policiais veteranos e convidou alguns deles para irem à frente, onde foram homenageados, lembrando dos grandes feitos que fizeram na cidade. “Essas pessoas são espelhos para os novos soldados”, afirmou e em seguida leu um texto em alusão aos veteranos.

Em seguida o comandante se dirigiu aos futuros policiais, onde destacou que a vinda para Telêmaco Borba pode ser uma evolução. “O prefeito nos ajudou com serviço de inteligência, instalando câmeras por vários pontos da cidade. Isso coíbe os furtos e roubos, principalmente os de carro e nos ajuda muito”, comentou, acrescentando que a segurança da cidade está em nível europeu.

O major Fábio Pereira Rodrigues destacou a qualificação que os novos soldados receberão. “Vocês treinarão com um corpo docente muito qualificado, que formará policiais comprometidos com a nossa sociedade”, afirmou, agradecendo as parcerias com as prefeituras e a Klabin, que colaboraram estruturalmente para realização do curso.

O responsável pelo treinamento dos policiais, tenente Adriano Joel de Oliveira, destacou que Telêmaco Borba tem uma das melhores estruturas do estado para realização do treinamento dos novos policiais. Ele também destacou que conforme for a formação dos policiais, será o seu atendimento com a população. “Nós vamos cobrar três pilares: respeito, disciplina e técnica profissional”, destacou.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, se mostrou satisfeito com a vinda dos novos policiais, que após formados ficarão na cidade e região. “Nossa cidade está em desenvolvimento, tivemos muitos problemas, mas hoje está mais tranquila. Vendo esses novos policiais, tenho certeza que serão bons profissionais. E nós estaremos ajudando, principalmente ampliando cada vez mais o número de câmeras pela cidade, para que tenhamos cada vez mais segurança”, explanou.

O Gerente de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva, agradeceu a confiança que a PM tem na Klabin e explicou que as obras da Klabin trazem um salto de desenvolvimento para a cidade. “Nós contamos com a Polícia Militar para nossa segurança. Parabéns aos futuros policiais por passarem num importante concurso. Que se forme bons policiais e fiquem no 26º BPM. E podem sempre contar com o apoio da Klabin”, finalizou.