O programa “Cidade Vigiada”, iniciado em 2019, que tem como objetivo ações para melhorar a segurança dos espaços públicos e consequentemente da cidade através de monitoramento, inteligência e ostensividade começou a utilizar nesta semana mais uma importante ferramenta de reforço para a Segurança Pública e Trânsito.

Trata-se de quatro câmeras OCR acopladas a viatura da TBTRAN que funcionará interligada com as demais ferramentas utilizadas na cidade num modelo de “Muralha Virtual” que poderá ser acompanhada em tempo real através do Centro Integrado de Segurança - CIS.

Essas câmeras de alta tecnologia permitem reconhecer modelos e placas, que através de inteligência virtual consegue reconhecer veículos com pendências, com registro de furtos, auxilia na contagem volumétrica de fluxo e fiscalização do estacionamento rotativo.

As informações obtidas através dessa nova ferramenta auxiliarão as forças de segurança do município nas ações realizadas em prol da segurança pública e trânsito da cidade.  Além disso, essas imagens são repassadas à Secretaria Estadual de Segurança Pública para auxiliar no mapeamento dos possíveis conflitos que possam ocorrer no município.

A Administração Municipal estuda a implantação desse modelo de câmeras em todos os veículos da frota municipal empregados na área de segurança pública como: Guarda Patrimonial, Guarda Municipal, Policia Militar e Policia Civil, sendo que esse tipo de câmera já é utilizado por forças de segurança em vários países.

ESCLARECIMENTO

A instalação das câmeras foi realizada por uma empresa catarinense, na cidade de Joinville (SC), sendo que a viatura estava nesta cidade desde a última quinta-feira (07). No dia 12 de outubro a viatura foi fotografada no retorno a Telêmaco Borba.

Cabe destacar que, tanto a viatura quanto o servidor, em nenhum momento estavam usufruindo do feriado com um patrimônio público. A verdade é que o servidor estava deixando de gozar do feriado com seus familiares a serviço do município.

Faça seu comentário!