A Administração Municipal realizará no dia 15 de outubro (segunda-feira) a apresentação do projeto de criação da Guarda Municipal Comunitária de Telêmaco Borba (GMC – TB) aos vereadores da Câmara Municipal.
O projeto será exposto, no horário das 19 horas no Plenário da Câmara Municipal, pelo autor tenente Edson David de Oliveira Schmidt.
A Guarda Municipal tem a finalidade de proteção do patrimônio público: edifícios, praças e logradouros, bens, servidores e público externo, para fazer cumprir as leis municipais e para atuar de forma suplementar e complementar a outros órgãos como: Departamento de Trânsito, Conselho Tutelar, Conselho de Segurança, Zoonoses, Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social, Defesa Civil e campanhas, além da Polícia Militar, Polícia Civil e onde mais se fizer necessário.

Realizará patrulhamento motorizado e a pé, manterá uma central de monitoramento digital, ocupando assim os espaços públicos e cumprindo sua finalidade principal dificultará a atuação de marginais, traficantes, drogados e outros meliantes, tornando-se instrumento importante na Segurança Pública e no "Sentimento de Segurança".

A Patrulha escolar será ponto prioritário na atuação da Guarda.

Para atingir estes objetivos a GMC – TB contará com 40 guardas Municipais (GM) para o ano de 2013 e mais 20 GM em 2014, 20 GM em 2015 e 20 GM em 2016, totalizando 100 GM armados, equipados e preparados; contratados por aprovação em concurso público e conclusão com aproveitamento em curso de formação específico.

Ao final destes quatro anos de implantação o patrulhamento será feito por 18 motocicletas, 2 pick-up e 2 automóveis, que farão ronda em prédios públicos, praças, escolas, postos de saúde, vias públicas, monitorado por GPS e sistema de comunicação via rádio.

O telefone número 153 será disponibilizado à população em turno de 24 horas e uma central de monitoramento com equipe de reação imediata controlará e fiscalizará o serviço e dará resposta às solicitações da população.

A estreita ligação com a Polícia Civil, Polícia Militar e Grupamento de Bombeiros através do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) será instrumento importante para atingir os objetivos previstos.

Uma Ouvidoria e uma Corregedoria no organograma da GMC – TB propiciarão uma melhora constante e aprimoramentos nos procedimentos adotados.

Os Guardas Municipais trabalharão sob o Estatuto do Funcionalismo Público de Telêmaco Borba e Estatuto da Guarda Municipal Comunitária de Telêmaco Borba.

A Guarda Municipal Comunitária de Telêmaco Borba, dentre outros ganhos, proporcionará ao cidadão telemacoborbense uma diminuição imediata nos índices de criminalidade, conforme vem acontecendo em outras cidades que já implantaram a GM.

 

Faça seu comentário!