Nesta quinta-feira (24), o comandante do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, capitão Bruno José Guedes Fidalgo, recebeu para a Instituição, um novo conjunto de equipamentos desencarceradores, uma viatura caminhonete de resgate e uma viatura SUV com tração 4X4.

O desencarcerador adquirido é um equipamento com tecnologia inovadora, utilizado pelos Corpos de Bombeiros de países desenvolvidos como europeus e americanos. Telêmaco Borba é o terceiro município do Paraná a conseguir adquirir esse modelo de desencarcerador. Este aparelho é elétrico e dispensa o motor a combustão e mangueiras hidráulicas – o que lhe garante, menos peso, mais versatilidade, além de maior velocidade e precisão para salvar vítimas de acidentes de trânsito presas em ferragens. Seu custo foi de cerca de R$ 270 mil e foi adquirido com verbas do município, num esforço conjunto da Defesa Civil do Município de Telêmaco Borba e Corpo de Bombeiros do Paraná.

A caminhonete de resgate tinha sido adquirida pelo município em 2017, e já estava em uso pelos bombeiros. Entretanto para otimizar sua aplicação operacional faltava a transformação veicular da sua carroceria – para o perfeito encaixe, transporte e emprego dos equipamentos embarcados. “Mais uma vez trabalhando juntos, os órgãos estaduais e municipais conseguiram concretizar mais este importante projeto para atender a população”, declarou o capitão.

A contrapartida do Governo Estadual foi uma viatura SUV com tração nas quatro rodas. Este veículo, que há tempos era necessário para o Corpo de Bombeiros de Telêmaco, também foi entregue pelo prefeito, Dr. Márcio Matos, acompanhado do major André Lopes de Oliveira - Subcomandante do 2º Grupamento de Bombeiros, sediado em Ponta Grossa.

Os bombeiros haviam recebido recentemente, do Governo do Estado do Paraná, um caminhão de resgate e combate a incêndio avaliado em mais de R$ 1 milhão e uma Auto Ambulância avaliada em cerca de R$ 200 mil, de emenda parlamentar da Deputada Mabel Canto.

Além dos recursos já recebidos o Município de Telêmaco Borba licitou um caminhão de combate a incêndio com tração nas 4 rodas, no valor aproximado de R$ 1 milhão. O veículo está em processo de montagem e deve ser entregue ainda em 2021.

Também acompanharam a entrega de hoje, o secretário Geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Paulo Rogério Gomes, e o vereador Hamilton Aparecido Machado (Miltinho) - Presidente da Câmara - representando os vereadores do município.

“O poder legislativo de Telêmaco tem apoiado constantemente a Defesa Civil do Município e o Corpo de Bombeiros nos trabalhos e parcerias que visam a revitalização da frota, a modernização de equipamentos, e os avanços para a melhoria da capacidade de resposta operacional”, lembrou capitão Fidalgo.