Nos dias 13 e 14 de maio foi realizado em Telêmaco Borba, um treinamento com os Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil dos municípios da região. A abertura do evento – que ocorreu com público reduzido e cumprindo todas as medidas de segurança sanitária – foi realizada pelo Major André Lopes de Oliveira, que responde pelo comando do 2º Grupamento de Bombeiros, sediado em Ponta Grossa.

As palestras foram ministradas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, e tem por objetivo capacitar Coordenares Municipais e auxiliares.

Com a recente troca de gestão em vários municípios, alguns Coordenadores estão iniciando no cargo, sendo que se faz necessário a inclusão no Sistema de Defesa Civil – bem como, criar condições para o seu manuseio.

A Defesa Civil do Município de Telêmaco Borba tem como coordenador o secretário geral de gabinete, Paulo Rogério Gomes, e mais 20 agentes. Sua atuação é integrada com a Defesa Civil do Estado do Paraná e também com o Corpo de Bombeiros Militar.

Telêmaco Borba conta com quatro viaturas, um caminhão e uma camioneta pertencentes ao Estado do Paraná são utilizadas pelos bombeiros militares para ações em toda região – bem como há um veículo 4x4 e um veículo leve, que pertencem à Prefeitura de Telêmaco, sendo estes utilizados pelos agentes municipais.

Com a ocorrência frequente de distúrbios climáticos, ações de enfrentamento a COVID-19 entre outros eventos, é imprescindível que todos os agentes estejam preparados para bem atender a população que eventualmente possa ser atingida – levando adiante o lema: “Defesa Civil Somos Todos Nós”.